Miss A Acessórios – Ecommerce Aumenta 53% Suas Vendas Pelo Site e tem Retorno sobre os Anúncios Online de 1.500%

Cliente – Miss A Acessórios

Sitehttps://www.missaacessorios.com.br

Instagramhttps://www.instagram.com/miss.aacessorios/

Segmento – Bijuterias e Semijoias – E-Commerce

Localização – São Paulo/SP

Vendas – Brasil

Índice

1. Situação e Problema

2. Necessidade e Solução

3. Resultados
3.1 Crescimento de acessos ao site, base de leads e vendas online
3.2 Tráfego Pago e ROAS (Retorno Sobre os Anúncios)
3.3 Crescimento no Google Orgânico (SEO) e Força da Marca (Branding)
3.4 Aumento da Base de Leads em 537% e do Índice de Recompra

4. E você? Será nosso próximo case? Preencha o formulário abaixo para saber mais.

Situação e Problema

A Miss A Acessórios é uma empresa do segmento de bijuterias e semijoias com foco no atacado, mas que também possui clientes no varejo.

Após seu crescimento inicial no mercado, chegou a hora de embarcar em um projeto de Marketing Digital mais robusto e profissional.

O problema era que a marca precisava ganhar escala no digital e conquistar novos clientes pelo Brasil, pois a empresa possuía margem para crescer e necessitava de uma boa presença digital. Era preciso saber por onde começar e quem seria a agência com expertise para que o projeto fosse bem sucedido.

A empresa tentou sem muito sucesso o seu primeiro E-Commerce, mas a plataforma não ajudava e era muito limitada e sem as melhores práticas de lojas virtuais. 

Além disso, a empresa não investia em tráfego pago profissional, deixando de ter acessos qualificados e, consequentemente, boas vendas de novos clientes.

Não existia uma ferramenta de comunicação com os clientes e metrificação de resultados. Utilizavam mais o instagram organicamente e o WhatsApp Business. Com a queda do alcance orgânico das redes sociais e as limitações do WhatsApp business, a empresa estava atrasada das novas tendências nessas ferramentas.

Outro problema grave era não possuir uma jornada de compra bem definida e produção de conteúdos ricos, para engajar e passar autoridade da marca para os clientes que não estavam prontos para comprar.

Necessidade e Solução

Diante desse cenário, a agência Spice, parceira PHD Virtual, produziu um novo E-Commerce, com as melhores práticas de navegação, com versão mobile para celulares e dispositivos móveis, rápido carregamento, integração com o ERP da loja e com otimizações de carrinho abandonado, produtos em destaque e um layout profissional.

Além disso, de nada adiantaria uma boa plataforma e E-commerce prontinha para vender, se não houvessem acessos qualificados na loja virtual. Assim, foi planejado um orçamento mensal de tráfego pago (anúncios on-line) com estratégias de novos públicos e também interação com quem já conhecia a marca (Remarketing). Anúncios acertivos foram feitos pelos nossos PHDs em tráfego pago , como Google Rede de Pesquisa, Google Display, Google Shopping e Facebook e Instagram Ads.

Mas tráfego pago não é tudo! Isso mesmo, para não ficarmos 100% dependente de anúncios on-line, iniciamos um projeto de blog com serviço de SEO (otimização para Google Orgânico), tendo como objetivo boas indexações em termos de busca relacionados aos produtos que o cliente vende.

Para fechar o escopo de sucesso de inbound marketing, definimos pelo uso da RD Station, ferramenta de gestão de Leads (contatos e clientes), com recursos de disparos de E-mail Marketing, nutrição de leads com conteúdos ricos do blog, automação e também ferramenta de WhatsApp com API Oficial, possibilitando assim analisar quais os melhores canais de captação de clientes, calcular melhor o retorno sobre o investimento (ROI) e tirar o máximo do WhatsApp com recursos avançados.

Resultados 

Após alguns meses de trabalho, os números deram o ar da graça de aparecer e foram muito positivos, que em resumo foram:

  • Aumento da Base de Leads em 537%
  • Aumento das Vendas Pelo Site em 53%
  • Aumento da Força da Marca (branding) em 41% via busca pelo nome da empresa
  • Aumento de 94% dos Acessos Orgânicos pelo Google
  • Aumento de 490% nas Palavras-Chave indexadas no Google
  • ROAS (retorno sobre os anúncios) de 1.500% (15x)
  • Milhares de WhatsApp Gerados, com altas taxas de conversões em vendas
  • Aumento da taxa de recompra e engajamento com o base

Agora vamos detalhar mais este super case PHD!

Crescimento de acessos ao site, base de leads e vendas online

Os acessos ao site, que já eram bons, cresceram 20%, além do aumento da base de leads e compras on-line no site, que deram um salto de quase 537% e 53%, respectivamente.

Escopo de Sucesso

O trabalho em conjunto de boas ferramentas e e-commerce, com tráfego pago, conteúdos, fluxos de nutrição e google orgânico, trouxeram esses números expressivos ao projeto. Agora a empresa é nacionalmente conhecida, captando novos clientes todos os dias e ampliou sua atuação e equipe para poder dar conta da demanda, que além do aumento nas vendas online no site, ainda cresceu a demanda no WhatsApp e índice de recompra da base de clientes.

WhatsApp API Oficial

Por falar em WhatsApp, o uso da API Oficial pela Miss A Acessórios, possibilitou uso de recursos avançados, como disparos ativos de carrinho abandonado, bots automatizados captando, qualificando e nutrindo leads com catálagos virtuais, informativos de novidades e promoções. Imagine um negócio que na mesma hora que o cliente fala com a empresa, já salva os dados dele na sua base, dentro da LGPD e das políticas do WhatsApp e da empresa Meta (Antiga Facebook, proprietária do WhatsApp).

Disparo de Cupom de Desconto Via WhatsApp API Oficial
Disparo de Cupom de Desconto Via WhatsApp API Oficial

Tráfego Pago e ROAS (Retorno Sobre os Anúncios)

Com Campanhas em Google Ads e Facebook/Instagram Ads, a Miss A Acessórios decolou nas vendas online e captação de Leads pelo WhatsApp. Veja apenas uma pequena amostra de um determinado período de tempo, em que obtivemos um ROAS (Retorno Sobre os Anúncios) de mais de 15x (1.500%) em relação ao valor investido só nesse período em específico:

Google Ads – Shopping – Display – Rede de Pesquisa

Com aproximadamente R$ 6.000 em verba de Ads, conseguimos gerar 618 compras, 3.687 carrinhos (dos quais 618 compraram online e o restante as automações e equipe de vendas entraram em campo para garantir mais vendas), além de 1.846 finalizações de compra (que chegaram mais perto de pagar, sendo que 618 pagaram) e 634 leads de whatsapp, que geraram mais vendas por lá.

Valor Investido e Número de Conversões – Google Ads – Shopping – Display – Rede de Pesquisa
618 Compras – 3.687 Carrinhos – 1.846 Finalizações de Compra

Facebook e Instagram Ads

Nesse exemplo de um período em específico de campanhas do Facebook e Instagram Ads, foram gerados mais de 2.000 contatos pelo WhatsApp, na qual o cliente tem taxas excelentes de conversões em vendas, além do alcance de mais de meio milhão de pessoas.

Resultados Facebook e Instagram Ads

Crescimento no Google Orgânico (SEO) e Força da Marca (Branding)

Apesar de poucos meses de projeto, houve um excelente crescimento nos resultados do Google Orgânico por causa do serviço de SEO e a força da marca (Branding). Vamos analisar os números com base na principal ferramenta do mercado, a SemRush.

Indexações de Palavras-chave orgânicas

Foram conquistas excelentes indexações orgânicas, tanto de termos de Topo e Meio de Funil (Quando não está buscando efetivamente pelo produto ou serviço, mas sim um assunto informativo ou dúvida sobre o segmento), como de Fundo de Funil (busca pelo produto em si).

Crescimento das Palavras-Chaves Orgânicas no Google Indexadas – Saindo de 270 e chegando em 1.326 palavras-chave em poucos meses, um crescimento de quase 490%

Crescimento da Força da Marca (Branding) – Busca pelo nome da empresa no Google de termômetro

Branding Busca Pela Marca – Início do Projeto – Agosto/2021 – Marca Possuía 980 Buscas Mensais
Aumento Branding Busca Pela Marca – Em Maio/2022, com apenas 9 meses de projeto, a busca saltou 41%, para 1.390 mensais

Crescimento Tráfego Orgânico no Google

Crescimento dos Acessos Orgânicos do Google em 94%

Aumento da Base de Leads em 537% e do Índice de Recompra

Com as estratégias Digitais bem planejadas e executadas, a base de leads subiu 537% em relação a base do início do projeto, pois todo contato que chamava no WhatsApp, abandonava o carrinho no site ou se inscrevia na Newletter, cai em uma base organizada da RD Station, que com o aceite no envio de comunicações, seguindo assim as normas da LGPD, o contato começa a receber nutrição por email de conteúdos ricos de forma automatizada e também ofertas especiais, além de disparos estratégicos pelo WhatsApp.

Com isso, a jornada de compra do cliente passa a acontecer, mesmo que ele não compre em um primeiro momento, muitos acabam voltando ao site ou WhatsApp e comprando depois. Isso se deve aos fluxos de nutrição automatizados, aumentando o engajamento dos contatos com a marca, estreitando o relacionamento e retirando intermediários na comunicação entre cliente e empresa, aumentando também a taxa de recompra. Afinal, quem não é visto, não é lembrado!

Por Danilo Marketing Digital

Danilo Araujo Xavier - 37 Anos - Brasil; Formado em Administração de Empresas (UFRN) e especialista em Marketing Digital com certificação internacional; Desde 1997 ajuda empresas e pessoas a terem mais presença digital; CEO da PHD Virtual - Marketing Digital desde 2005; Consultor de Marketing Digital; Autor de artigos e vídeos sobre Marketing Digital nas redes sociais e em seu blog phdvirtual.com.br/blog; Já participou da criação e performance de mais de 1.400 sites e projetos online, tendo vasta experiência em SEO, tráfego pago (Google Ads, Face e Insta Ads), Inbound Marketing, Automação em RD Station e Zenvia. Dados para contato: Celular - +55 (11) 96302-6123 (WhatsApp) E-mail - danilo@phdvirtual.com.br https://www.linkedin.com/in/daniloaraujo-marketing-digital/ https://www.instagram.com/daniloaraujophd

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