RD Station Marketing e CRM – O que é, Preços e Como Usar

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Trabalhar com Marketing Digital e Vendas sem uma ferramenta como o RD Station Marketing e CRM é uma tarefa muito difícil, pois dificulta muito o controle das suas ações de metrificação e nível de engajamento do lead (contato), além de automatizar várias tarefas humanamente impossíveis de ficar executando.

Vamos destrinchar esta ferramenta neste artigo e explicar tudo que você precisa saber sobre RD Station, de forma objetiva e contando com nossa experiência de Agência Diamond RD Station, selo que temos e que apenas 11 agências no Brasil possuem (das mais de 2.000 que participam do programa de parceria).

Este selo atesta que a Agência PHD Virtual, além de ter muitas contas, entrega resultados constantes aos clientes, possui baixa taxa de cancelamento e possui um conhecimento avançado da ferramenta.

PHD Virtual - Agência Diamond RD Station
PHD Virtual – Agência Diamond RD Station

O que é RD Station?

RD Station é uma ferramenta de Marketing Digital e Vendas que serve para gerir e se relacionar com leads (contatos) que entram na base ao se cadastrarem em algum local de seu site ou landing page que esteja conectado à ferramenta. Outra forma de inserir estes leads na base é através de uma importação de uma base de contatos via planilha de excel.

A única exigência de campo que a ferramenta obriga a ter do lead é o e-mail, que é uma espécie de CPF da pessoa para a ferramenta. Sem e-mail, sem lead. Assim, você não pode cadastrar um lead apenas com o nome ou telefone, por exemplo.

É pelo e-mail também que é feita todo o relacionamento de comunicação com a base de leads (contatos), pois a ferramenta conta com disparos de e-mail marketing, seja de forma manual ou automatizada, após o lead fazer alguma ação, como um cadastro ou acessar uma página, por exemplo. Assim, você tem na mão toda a jornada de compra do lead do seu funil de marketing.

Além disso, com o RD Station CRM é possível organizar o processo comercial integrado com o marketing, desenhando um funil de vendas (Pipeline) personalizado com seu negócio.

Confira também um pouco da história do RD Station até 2021, ano em que a RD foi comprada pela empresa TOTVS por R$ 1,86 bilhão.

O RD Station é dividido em duas plataformas distintas: O RD Station Marketing e o RD Station CRM

Como explicado no vídeo expresso acima, eles diferem entre si nas suas funções e vamos explicar cada uma delas agora!

RD Station Marketing

Funções

O RD Station Marketing tem as seguintes principais funções:

  • Captura do lead pelo site e/ou landing page, via formulários, pop-ups e botão de WhatsApp, com campos definidos em sua configuração, tanto que um deles seja o e-mail;
  • Criação de Landing Pages de forma rápida e personalizada, com templates editáveis e de alta conversão;
  • Disparo de campanhas de E-mail Marketing com modelos templates editáveis, com relatórios com estatísticas de aberturas, cliques, descadastramentos e e-mails inválidos ou não entregues;
RD Station - Relatório de E-mail Marketing
RD Station – Relatório de E-mail Marketing
  • Segmentações dos leads baseados em inúmeras variáveis, como dados de campos preenchidos, páginas visitadas, e-mails que abriram ou clicaram, local que converteu, datas, etc. Essas segmentações podem ser combinadas de infinitas formas, podendo segmentar praticamente da maneira que desejar;
RD Station Marketing - Segmentação de Leads
RD Station Marketing – Segmentação de Leads
  • Lead Scoring que pontua cada ação do lead com pesos e pontos configurados da forma que desejar, separando assim leads engajados (quentes) dos desengajados (frios). O RD vai separar sua base em Leads A, B, C e D;
RD Station Marketing - Lead Scoring - Configurando baseado em campos
RD Station Marketing – Lead Scoring – Configurando baseado em campos
RD Station Marketing - Lead Scoring - Pesos em Perfil (campos) do Lead
RD Station Marketing – Lead Scoring – Pesos em Perfil (campos) do Lead
RD Station Marketing - Lead Scoring - Pesos em Interesses do Lead
RD Station Marketing – Lead Scoring – Pesos em Interesses do Lead
  • Lead Tracking que fornece todas as páginas que o lead acessou, tanto que ele faça algum cadastro. Assim, você consegue tomar algumas atitudes baseado no comportamento do lead em seu site, como ações de carrinho abandonado e entender a jornada dele e seus interesses, baseado nas páginas que ele acessou;
RD Station Marketing - Lead Tracking - Páginas que o lead visitou no site
RD Station Marketing – Lead Tracking – Páginas que o lead visitou no site
  • Automação de Marketing com infinitas possibilidades e regras, colocando condições para um lead entrar em um fluxo, sair, ir por um caminho ou outro baseado em dados, tempo e seu comportamento;
RD Station Marketing - Automações Baseado em Comportamentos e Dados do Lead
RD Station Marketing – Automações Baseado em Comportamentos e Dados do Lead
  • Metrificação e relatórios inteligentes em um dashboard bonito e fácil de mexer, apresentando dados importantes, como visitas do site, leads gerados no mês ou data específica, oportunidades (quando um lead entra em um estágio de negociação ou potencial negociação), número de vendas realizadas via e-commerce ou atendimento presencial ou com interação humana;
RD Station Marketing - Relatório de Visitas, Leads, Oportunidades e Vendas
RD Station Marketing – Relatório de Visitas, Leads, Oportunidades e Vendas
RD Station Marketing - Relatório de Páginas mais acessadas
RD Station Marketing – Relatório de Páginas mais acessadas
  • Análise de canais de aquisição, mostrando de onde os leads estão vindo, seja do Google Orgânico ou Pago (Ads), Redes Sociais, Campanhas de E-mail, Tráfego Direto ou de outro site, ajudando a avaliar se é importante continuar trabalhando com o referido canal ou não;
RD Station Marketing - Análise de Canais de Aquisições
RD Station Marketing – Análise de Canais de Aquisições
RD Station Marketing - Aplicativos com Integrações Prontas do tipo Plug and Play
RD Station Marketing – Aplicativos com Integrações Prontas do tipo Plug and Play
  • Acionamento de melhores práticas da LGPD, informando e registrando que o lead concordou com ferramentas de Cookies, recebimento de comunicações e aceite nas políticas do site. De forma simples, rápida e prática, você poderá deixar todo seu site e/ou landing page em conformidade com a LGPD, tendo em sua base de leads a prova que ele concordou com os Cookies, a política e em receber ou não comunicados de marketing e vendas.
Inserção de Alerta de Cookies no site via RD Station Marketing
Inserção de Alerta de Cookies no site via RD Station Marketing
RD Station Marketing - LGPD - Registro que o Lead Aceitou os Cookies e Permitiu Comunicações
RD Station Marketing – LGPD – Registro que o Lead Aceitou os Cookies e Permitiu Comunicações
  • Possibilidade de postar e criar anúncios no Facebook, analisar palavras-chaves nas buscas no Google via integração com a ferramenta SemRush.

Apresentação e Insights de Uso do RD Station Marketing

RD Station Marketing – Preços e Planos

Atualmente (Fevereiro de 2021) o RD Station Marketing possui os seguintes preços e planos, sempre baseado nos recursos e em número da base de leads, variando entre a partir de R$ 59 mensais a R$ 2.309 mensais:

RD Station Light

  • A partir de R$ 59 mensais, com promoções em algumas ocasiões de R$ 19 mensais nos 3 (três) primeiros meses, para bases de até 1.000 leads.
  • Possui recursos limitados e é voltado mais para pequenos negócios que não precisam performar muito bem, servindo basicamente para captar lead no site ou landing page, fazer segmentações limitadas e disparar campanhas de e-mail.
  • Não possui recursos avançados de segmentações, lead scoring, lead tracking, automações e relatórios.
  • Pagamento apenas no cartão de crédito e pré-pago mensal, sem tempo de fidelidade e do tipo self-service, com contratação direta e sem assessoria de implementação por parte da RD.

RD Station Basic

  • A partir de R$ 439 mensais para bases de até 5.000 leads. Possui os mesmos recursos do plano light + algumas poucas automações e relatórios a mais.
  • É o pior custo x benefício de todos os planos da RD, pois os recursos a mais não ajudam em praticamente nada nas performances e agilidade de processos. Definitivamente, não recomendo.
  • Pagamento apenas no cartão de crédito e pré-pago mensal, sem tempo de fidelidade e do tipo self-service, com contratação direta e sem assessoria de implementação por parte da RD.

RD Station Pro

  • A partir de R$ 839 mensais para bases de até 5.000 leads. Possui recursos avançados de segmentações, lead tracking, lead scoring, automações, relatórios e todos os recursos que vimos nos tópicos acima em suas funções.
  • É o melhor plano da RD para quem busca uma performance e economia de tempo no marketing digital, pois ele realmente separa o joio do trigo em sua base, fazendo tarefas automáticas que se fosse pagar mão de obra para fazer, ficaria impossível de trabalhar e muito mais custoso. Podemos dizer que ela faz o trabalho de 4 ou mais funcionários e é uma tremenda máquina de vendas, se utilizada por mão de obra especializada.
  • Contrato mínimo anual, com forma de pagamento pré-paga mensal (boleto ou cartão de crédito), em 3 vezes no boleto ou em 12 vezes no cartão de crédito. Conta com implementação paga a parte à RD por R$ 1.985 ou pode ser implementada via agência especializada.

RD Station Enterprise

  • A partir de R$ 2.309 mensais para bases de até 5.000 leads.
  • Mesmos recursos do RD Station Pro, com mais recursos de BI (Business intelligence), com relatórios mais completos e fáceis de montar. É voltado mais para grandes empresas que já utilizam o RD Station Pro ao máximo e precisam de mais dados para trabalhar melhor suas e estratégias.
  • Contrato mínimo anual, com forma de pagamento pré-pago mensal (boleto ou cartão de crédito), em 3 vezes no boleto ou em 12 vezes no cartão de crédito. Conta com implementação paga a parte à RD por R$ 2.615 ou pode ser implementada via agência especializada.

RD Station API – Integrações

O RD Station possui mais de 100 APIs prontas do tipo plug and play, com integração com várias outras ferramentas. Contudo, caso você precise integrar o RD Station com outra ferramenta que não tenha API desenvolvida, isso é plenamente possível, pois o RD Station possui API aberta e documentação completa para integração, além de um time de suporte à disposição para dúvidas dos desenvolvedores.

Se você não sabe o que é uma API, confira este artigo.

O RD Station faz a integração para mim?

Não, nem mesmo via pagamento à parte. É dever do próprio desenvolvedor fazê-lo. Contudo, eles possuem uma documentação muito completa, além de um time de suporte muito bom para dúvidas. Algumas ferramentas muito usadas, como o WordPress, por exemplo, contam com API desenvolvida pela própria RD. Nesses casos, eles internamente analisam algumas integrações e parcerias com grandes players, mas não é a regra.

Em breve falaremos do RD Station CRM.

Fico por aqui e espero ter ajudado.

Danilo Araujo – CEO PHD Virtual – Marketing Digital

Danilo Marketing Digital
Danilo Marketing Digital
Danilo Araujo Xavier - 36 Anos - Brasil; Formado em Administração de Empresas (UFRN) e especialista em Marketing Digital com certificação internacional; Desde 1997 ajuda empresas e pessoas a terem mais presença digital; CEO da PHD Virtual - Marketing Digital desde 2005; Consultor de Marketing Digital; Autor de artigos e vídeos sobre Marketing Digital nas redes sociais e em seu blog phdvirtual.com.br/blog; Já participou da criação e perfomance de mais de 1.300 sites e projetos online, tendo vasta experiência em SEO, tráfego pago (Google Ads, Face e Insta Ads) e Inbound Marketing. Dados para contato: Celular - +55 (11) 96302-6123 (WhatsApp) E-mail - [email protected] https://www.linkedin.com/in/daniloaraujo-marketing-digital/ https://www.instagram.com/daniloaraujophd

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