Pular para o conteúdo

Agência de Marketing Digital em Natal RN São Paulo SP Inbound Criação de Sites e Vendas

Agência de Marketing Digital em Natal RN São Paulo SP Inbound Criação de Sites Empresa SEO Aumento Alcance Vendas, fique em primeiro Google

Resultados Marketing Digital – Saiba Como Cobrar Sua Agência

como cobrar relatórios de minha agência de marketing digital

Nos dias atuais, a missão de uma agência de marketing digital é gerar resultado para o cliente. Mas, como cobrar a agência e saber se o trabalho está sendo bem feito? Mais do que prestar um serviço técnico no digital, a agência deve ser parceira do negócio do cliente e ser uma extensão da sua empresa, sempre preocupada não somente no meio (serviços executados e entregues), mas sim no fim (vendas e melhoramento de processos).

Índice

1. Escopo e KPIs

2. Dados e Traqueamento

3. Relatórios e Questionamentos de Tráfego Pago (Anúncios Online)
3.1 Alguns dados que confundem

4. SEO e Tráfego Orgânico

5. Jornada de Compra e Pós-Venda

6. Relatórios de Vendas

7. Cases de Marketing Digital

8. E você? Será nosso próximo case? Preencha o formulário abaixo para saber mais.

9. Conclusão

Escopo e KPIs

Primeiramente, é necessário ter um escopo muito bem definido em contrato e o cliente entender qual o escopo foi contratado, o que ele espera de resultados e quais KPIs (Key Performance Indicator ou Indicador-chave de desempenho) de métricas ele deve acompanhar. Muitos clientes não se atentam exatamente para o que contrataram e acabam confundindo que tudo do digital a agência deve resolver, e não é bem assim.

Os escopos que mais há procura e necessidade são:

  • Produção de artes, vídeos (criativos) ou identidade visual;
  • Gerenciamento de Redes Sociais;
  • Tráfego Pago (Anúncios Online);
  • Site ou Ecommerce;
  • SEO e Tráfego Orgânico;
  • Automação de Marketing e Vendas;
  • Jornada de Compra;
  • Gestão de WhatsApp;
  • CRM e Vendas;
  • E-mail Marketing;
  • Disparos de SMS;
  • Inbound Marketing.

Os principais KPIs para acompanhar são, nessa ordem:

  • Vendas (Online ou no CRM);
  • Oportunidades (Negociações);
  • Leads (Contatos e Cadastros);
  • ROAS (Retorno Sobre os Anúncios);
  • ROI (Retorno Sobre o Investimento);
  • CAC (Custo por Aquisição de Cliente);
  • LTV (Life Time Value – Quanto tempo a venda ficou e pagou ao cliente);
  • Cliques e acessos;
  • Alcance e Impressões;
  • NPS (Net Promoter Score – De 0 a 10, qual a probabilidade de nos indicar para um amigo ou familiar?).

Dados e Traqueamento

As análises de dados começam nas plataformas e canais utilizados, como o gerenciador de anúncios do Facebook e Google Ads, e devem terminar com a base do cliente e que seja possível fazer uma associação entre eles. Afinal, a agência não deve ser apenas uma solução de comunicação, mas sim de negócio! Mas, como solucionar negócio sem olhar dados do próprio cliente?

É necessário alguma ferramenta que consiga provar que determinado lead, oportunidade ou venda, foi fruto do trabalho digital, sem achismos ou suposições. É preciso questionar à agência se isso será possível ou não faz sentido investir em algo que não pode ser medido.

Receber relatórios com apenas números bonitos, como de alcance, impressões, cliques e acessos, não trazem valor algum para o cliente e justifica o investimento no marketing. Afinal, que não é medido não é gerenciado.

Relatório de Agência 1.0 e Sem Valor pro Cliente - Apenas números que não conseguem se relacionar com o processo de vendas do cliente. Quantas negociações e vendas foram geradas? Não se sabe, mas apenas números grandes de cliques, alcance e impressões.
Relatório de Agência 1.0 e Sem Valor pro Cliente – Apenas números que não conseguem se relacionar com o processo de vendas do cliente. Quantas negociações e vendas foram geradas? Não se sabe, mas apenas números grandes de cliques, alcance e impressões.

Relatórios e Questionamentos de Tráfego Pago (Anúncios Online)

Nos Relatórios de Tráfego Pago, o cliente deve cobrar à agência as conversões realizadas e não somente dados de Alcance, Impressões, Cliques, Criativos e Público atingido. Veja alguns exemplos de conversões:

  • Compras Online – Para Ecommerces ou projetos com carrinho de compras, quantas compras foram geradas através dos anúncios e qual o valor da transações? Atentar para uma conta que considere boletos não pagos ou pagamentos não autorizados pelo cartão de crédito. Há ainda outras conversões, como carrinhos abandonados e adição de forma de pagamentos;
Relatório Google Ads de Ecommerce Mostrando Quantas Compras – Carrinhos e Finalização de Compras Ocorreram – Isso Passa Valor ao Cliente – Relatório de Agência 4.0
  • Leads e Negociações Geradas – Quantos cadastros, conversas de whatsapp efetivamente iniciadas, cotações, downloads de materiais e directs foram gerados;
Relatório Goolge Ads Mostrando Quantos WhatsApps Foram Gerados – Isso Passa Valor ao Cliente – Relatório de Agência 4.0
  • Visualização de vídeos – Qual foi a quantidade de pessoas que assistiu a 25%, 50%, 75%, 95% e 100% dos vídeos veiculados;
  • Remarketing – Quais anúncios e os números do público que já lhe conhece foram impactados pelos anúncios? Isto é, quem já acessou seu site ou interagiu nas redes sociais;
  • Público Frio – Quais são os públicos que não lhe conhecem foram trabalhados? Eles fazem sentido para seu negócio? Foi excluído o público de remarketing para separar bem a mensagem e não anunciar 2x para o mesmo público?
  • Renda – A Renda do público foi configurada? Sabemos que existem clientes que só vendem para classes mais altas e outros para classes mais baixas. Nada melhor do que sempre segmentar a renda quando fizer sentido.
  • Vendas – Quantas vendas dos leads gerados ocorreram? Qual foi o ROAS (Retorno Sobre os Anúncios) e o ROI (Retorno Sobre o Investimento) da operação no período?
Relatório de ROI e ROAS de um cliente de nossa agência, mostrando de onde as vendas foram originadas. Isso só é possível graças ao uso de ferramentas como RD Station Marketing e CRM – Confira no vídeo abaixo a explicação.
Explicação de como calcular ROAS dos anúncios

Alguns dados que confundem

Alguns dados podem vir fora de sentido. Vamos analisar 2 casos práticos abaixo e a agência deve ser transparente com o cliente que não tem tanto conhecimento de dados, evitando assim uma falsa impressão que os resultados estão acontecendo.

Campanha que o clique abre uma conversa do WhatsApp x Iniciou um Conversa

Nesse exemplo, o cliente obteve 3.220 cliques para o WhatsApp e não conseguiu ver muita diferença no seu volume de mensagens no aplicativo. Esse tipo de estratégia pode gerar um falso dado, pois a grande maioria que clica em campanhas com objetivo de cliques e que abre o WhatsApp, efetivamente não falam.

Logo, receber um relatório que X pessoas clicaram para abrir uma conversa de WhatsApp não agrega em nada e pode gerar uma falsa sensação de resultado. Nesse caso, questione quantas pessoas efetivamente falaram. Isso é possível utilizando o recurso de iniciou mensagem no Facebook e Instagram (Meta) Ads.

Exemplo de Relatório Sem Valor Algum – Agência Antiga de um Cliente nosso alegando que enviou mais de 3.000 pessoas pro WhatsApp com base no cliques no link, sendo que esse objetivo para whatsapp raramente funciona e quase ninguém efetivamente fala. Relatório 1.0 – Alcance, Impressões, Cliques, Custo por Clique e Valor Investido
Exemplo de Relatório com Valor – Nossa agência mostra ao cliente quantos leads de fato falaram no WhatsApp e enviaram ao menos 1 mensagem. Nesse exemplo foram 1.296 conversas iniciadas no aplicativo. Fora isso, utilizamos recursos no WhatsApp que captam o nome e telefone automaticamente e pedem o e-mail, que ao fornecido envia o lead pro atendimento e pro CRM, sabendo assim de fato quantos desses efetuaram uma compra com o cliente.

Falsos números de conversões

Nesse caso, a campanha forneceu dados de X conversões, mas no sistema de leads do cliente apareceu metade ou 1/3 disso. Isso pode acontecer por falhas de marcação ou configuração errada das conversões. Sempre questione quando os números não baterem e a agência deve ser proativa nessa questão e ser cética quando um número estiver bom demais para ser verdade. Um relatório deve ser transparente e não gerar uma sensação fora de realidade.

Nessa situação, o painel do Google Ads reporta 474 conversões, mas nesse caso todas as conversões captam os dados do lead em um formulário e deveria bater com os dados do RD Station, que registra e lista todos os leads. Cuidado também com alguns tipos de conversões do Google Ads, como visitas em uma página, por exemplo. Ideal é saber quais foram essas conversões e os canais.
Agora os dados reais e que valem, 308 leads gerados. Essa discrepância pode acontecer por vários motivos, como conversões duplicadas, erro do próprio Google ou do Gestor de Tráfego que configurou errado a tag de conversões. O importante é confrontar os dados e ser transparente com o Cliente.

SEO e Tráfego Orgânico

No serviço de SEO e Tráfego Orgânico, é muito importante saber onde você estava e onde se encontra no momento do relatório. Existem ferramentas que fornecem o histórico e comparativo, como o Semrush e o Google Search Console. Solicite sempre relatórios desses dados, tais como:

  • Termos indexados e suas posições
  • Acessos orgânicos com esses termos e o volume e percentual sobre o total
  • Comparativo dos acessos orgânicos quando buscam diretamente pelo seu nome no Google e dos termos de palavra-chaves
  • Essas palavras-chaves que indexaram e trazem acesso, fazem sentido pro seu negócio?
  • Cuidado com relatórios que apenas citam os números de acessos orgânicos, muitas vezes sua marca corresponde a boa parte desses acessos, ou outra boa parte são de termos de intenções de buscas que não fazem sentido pro seu negócio.
Exemplo de Gráfico Mostrando o Crescimento dos Acessos pelo Google Orgânico do Cliente
Exemplo de Palavra-Chaves indexadas no Google Orgânico e suas Posições

Jornada de Compra e Pós-Venda

Vários negócios geram o Lead hoje para vender amanhã. O tempo que leva entre o lead que está pesquisando, converte em uma cotação ou material informativo, se relaciona com a marca e compra, chama-se jornada de compra. Esse tempo pode ser de poucas horas ou levar meses. Conseguir mapear isso e entender o ciclo de compra é fundamental.

Após a venda, temos o trabalho de Pós-Venda. O que será feito nesse caso? Quando será o melhor momento para o cliente avaliar o produto ou serviço vendido e quando será a próxima compra? Tudo isso deve ser considerado na hora da análise do escopo de serviços da agência e se isso está sendo feito.

Relatórios de Vendas

É necessário o uso de algum CRM para medir a conversão dos leads em vendas. Caso o projeto não preveja o uso de nenhum CRM, já começa a ficar difícil metrificar os resultados e o relatório vai acabar sendo aquele 1.0: Investimentos X nos anúncios, alcançamos Y pessoas, com Z impressões e W cliques de acesso. Isso realmente não agrega muita coisa ao cliente e a tendência é o insucesso do projeto.

Cases de Marketing Digital

Deixo abaixo 2 (dois) cases de Marketing Digital de nossa agência com base em dados ricos em vendas e negociações. Confira e veja como esse tipo de trabalho focado no resultado que o cliente deseja pode ser satisfatório.

Case Consórcio – Marketing Digital
Case Marketing Digital – Ecommcerce

E você? Será nosso próximo case? Preencha o formulário abaixo para saber mais.

Conclusão

Com a mudança nas tendências do mercado, o cliente de uma agência de marketing digital deseja saber o que aquele trabalho está impactando o negócio dele na prática. Não importa artes bonitas, posts, anúncios, se nada disso está contribuindo nas vendas do cliente, principalmente diretamente. Os relatório não podem apenas mostrar números e esconder ou deixar em dúvidas alguns dados, principalmente: Quantas vendas aquele trabalho gerou? Quantas negociações foram originadas? Elas possuem qualidade? Quais os melhores canais para trazer vendas?

Nesta linha, a agência passa a ser um parceiro de negócios do cliente, agregando valor aos projetos e diminuindo suas insatisfações. Há casos que mesmo apresentando esses números, o projeto pode não dar certo? Sim, claro…mas pior é tentar demonstrar resultados através de dados que não apresentam a realidade dessa situação e tentar plantar dúvidas no cliente de que está dando certo, sem ter nada concreto que afirme isso.

Fico por aqui e espero ter ajudado.

Danilo Araújo

CEO PHD Virtual – Agência de Marketing Digital

Compartilhe:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
25 de julho de 2022 publicado
Categorizado como Blog Marcado com conversões, resultados marketing digital, ROAS

Por Danilo Marketing Digital

Danilo Araujo Xavier - 40 Anos - Brasil; Formado em Administração de Empresas (UFRN) e especialista em Marketing Digital com certificação internacional; Desde 1997 ajuda empresas e pessoas a terem mais presença digital; Sócio da PHD Virtual - Marketing Digital desde 2005; Consultor de Marketing Digital; Autor de artigos e vídeos sobre Marketing Digital nas redes sociais e em seu blog phdvirtual.com.br/blog; Já participou da criação e performance de mais de 2.000 sites e projetos online, tendo vasta experiência em SEO, tráfego pago (Google Ads, Face e Insta Ads), Inbound Marketing, Automação em RD Station e Zenvia (WhatsApp API Oficial via Marketing Conversacional e Inteligência Artificial - IA). Dados para contato: Celular - +55 (11) 96302-6123 (WhatsApp) E-mail - danilo@phdvirtual.com.br https://www.linkedin.com/in/daniloaraujo-marketing-digital/ https://www.instagram.com/daniloaraujophd

Ver todos os posts de Danilo Marketing Digital.

Navegação de Post

Post anterior

Miss A Acessórios – Ecommerce Aumenta 53% Suas Vendas Pelo Site e tem Retorno sobre os Anúncios Online de 1.500%

Próximo post

Black Friday, Copa do Mundo e Festas de final de ano. Quais são as oportunidades para vendas?

Agência de Marketing Digital em Natal RN São Paulo SP Inbound Criação de Sites e Vendas
Orgulhosamente desenvolvido com WordPress.
Sair da versão mobile