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Como Trabalhar E-Mail Marketing

Você sabia que o E-Mail Marketing possui disparado o melhor ROI (Retorno Sobre Investimento)? Muitos negócios deixam de lado essa poderosa ferramenta de marketing digital, um tremendo vacilo!

O velho e-mail, já tantas vezes ameaçado, nunca saiu de cena e ultimamente vem se destacando mais ainda, já que é possível segmentar os destinatários, além de ser uma comunicação direta, sem intermediários, como há nas redes sociais. Contudo, caso você ainda tenha alguma dúvida do potencial e do seu custo x benefício, então dê uma olhada nesse artigo que apresenta 79 estatísticas sobre e-mail marketing.

Se você é alguém que pensa em sustentabilidade, pode usar e abusar do E-Mail, que é totalmente digital. Ele substituiu de vez a velha carta dos correios para quase tudo e continua como o mais antigo e, mais eficaz, meio de comunicação na internet.

É importante destacar que E-Mail Marketing não é fazer Spam. Longe disso, a sua lista deve ser composta por quem a assinou ou você tem de fato um relacionamento próximo, como clientes ativos e potenciais clientes. Assim, em hipótese nenhuma compre lista de e-mails ou use uma lista emprestada. Não funciona! Pelo contrário,  é bem capaz de você ir parar em uma blacklist, fazendo com que seus e-mails não cheguem aos destinatários e os que cheguem não façam conversão em vendas alguma.

Como construir uma lista de e-mails?

Uma boa forma de construir uma lista é ofertar algo, através de um material rico que você tenha, por exemplo: imagine que você é o dono de um restaurante e você é o chef do lugar. Dessa forma, já pensou em ofertar um e-book (Livro Digital) com receitas e truques que você aplica para você? Totalmente FREE! Desde que para baixar, o usuário aceite assinar a lista para receber suas novidades, deixando seus dados através de um formulário em que você define os campos, para conhecer melhor com quem você se relaciona.

Com essa lista em mãos, basta trabalhar o conteúdo e enviar para as pessoas apenas o que elas se interessaram. Se ela marcou que quer receber receitas de carnes, não vá mandar receita de camarão, é simples.

Essas taxas de abertura de e-mails são bem altas, pois o usuário deixou os dados pra baixar um material no qual você está ampliando os conhecimentos que ela deseja ter acesso. Essa é a melhor forma de trabalhar e-mail marketing e de como começar a construir sua lista.

Outra tática bem interessante, é trocar cupom de desconto por uma resposta de perfil dos seus clientes. Assim, você consegue definir sua persona, segmentar mais sua lista, aumentando o relacionamento com seu cliente e ainda o bonificar com um desconto bacana. Veja esse exemplo que fizemos no Natal Urbano, foi enviado para a base do site, que é gigantesca, um e-mail oferecendo um cupom de desconto de R$ 20 em troca da resposta da pesquisa de perfil do cliente. A campanha foi um tremendo sucesso!

Já no pré-lançamento do Aplicativo de Delivery Pega Lá, foi adotado uma assinatura de lista em troca de se tornar um Pega VIP, espécie de cliente especial para o App, com acesso a benefícios e descontos exclusivos. O acesso e as conversões foram estrondosas e o aplicativo que nem tinha sido lançado, já contou com milhares de assinantes. E Viva O Marketing!

Como enviar e-mails para essa lista e administrá-la?

Você vai precisar de uma ferramenta de E-Mail Marketing, que te ajude a construir formulários de forma rápida, Landing Pages (Páginas de Pouso), e ainda te ajude a segmentar tudo, além de conseguir construir o modelo de e-mail de forma prática. Além disso, você também verá os resultados da campanha, quem abriu, quem clicou, quem marcou como Spam, etc.

Com esses dados na mão, você consegue ver quem são os Leads mais engajados com você e pode preparar ações especiais para ele. Existem ferramentas de e-mail marketing tão poderosas que conseguem até rastrear todo o comportamento do seu lead no seu site, como quais páginas ele acessou, quando, quantas vezes, etc. Sem falar nas ações de automação que ela pode fazer, como por exemplo enviar um cupom de desconto automático por e-mail para aquele lead que não te compra há um bom tempo.

Pessoal, o e-mail marketing é uma ferramenta bem barata de se trabalhar e que pode te dar um excelente retorno se utilizada de forma correta. Indicamos a plataforma da RD STATION, pois na nossa visão é mais completa do mercado, nós utilizamos e temos excelentes resultados, além de perceber o retorno dos clientes que a contrataram, mesmo em um curto período de utilização.

Fico por aqui e espero que tenham gostado.

Danilo Araújo – 84 99985-4224 (WhatsApp)

CEO PHD Virtual – Agência de Marketing Digital

Danilo Marketing Digital
Danilo Marketing Digital
Danilo Araujo Xavier - 37 Anos - Brasil; Formado em Administração de Empresas (UFRN) e especialista em Marketing Digital com certificação internacional; Desde 1997 ajuda empresas e pessoas a terem mais presença digital; CEO da PHD Virtual - Marketing Digital desde 2005; Consultor de Marketing Digital; Autor de artigos e vídeos sobre Marketing Digital nas redes sociais e em seu blog phdvirtual.com.br/blog; Já participou da criação e performance de mais de 1.400 sites e projetos online, tendo vasta experiência em SEO, tráfego pago (Google Ads, Face e Insta Ads), Inbound Marketing, Automação em RD Station e Zenvia. Dados para contato: Celular - +55 (11) 96302-6123 (WhatsApp) E-mail - [email protected] https://www.linkedin.com/in/daniloaraujo-marketing-digital/ https://www.instagram.com/daniloaraujophd