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Como Anunciar no Google Ads

Aprenda Google Ads

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Índice

1. O que é Google Ads?

2. Qual a diferença entre a rede de pesquisa Google, de parceiros e de display?

3. Primeiros passos para anunciar no Google Ads

4. A importância da segmentação no Google Ads

5. Como acompanhar os anúncios do Google Ads?

6. Palavras-chaves negativas. O que é e como usar?

7. Quais as outras opções de anúncio no Google Ads?

O que é Google Ads?

O Google Ads é um produto do Google que trabalha anúncios patrocinados na rede de pesquisa Google, de parceiros e rede de display, além de outros tipos de anúncios pagos, como os vídeos no YouTube. Em resumo, você paga para aparecer para quem procura pelas palavras-chaves que você deseja. Sem dúvidas, uma das melhores ferramentas de anúncios do Marketing Digital.

Qual a diferença entre a rede de pesquisa Google, de parceiros e de display?

A rede de pesquisa Google, nada mais é do que a busca no Google.com propriamente dita. Já a de parceiros, são resultados de busca em sites parceiros do Google, que exibem seu anúncio quando o usuário faz uma busca. Por fim, a rede de display são milhões de sites e aplicativos parceiros do Google, nos quais eles fornecem espaços publicitários pro Google em troca de comissões em cima dos cliques que conseguem para esses anúncios através de sua audiência.

Assim, se um site trata em uma página de musculação, possui parceria com o Google AdSense (programa do Google para exibir seus anúncios em seus sites) e, uma empresa que anuncia no Google Ads, comprando palavras-chaves sobre o assunto com a opção “rede de display” ativada, o anúncio dessa empresa pode aparecer nesse site de musculação, se outras condições do anúncio forem satisfeitas, como por exemplo, a localização do usuário.

Primeiros passos para anunciar no Google Ads

Primeiramente, tenha um site e/ou uma Landing Page. Depois, acesse Google.com/Ads e crie sua conta na plataforma. Veja aqui como criar uma conta no Google Ads. Você também precisa configurar uma forma de pagamento, que pode ser um crédito pré-pago via boleto bancário ou inserir um cartão de crédito para que o Google cobre após os cliques.

O orçamento você quem define e o custo por clique vai depender de uma série de fatores, como a concorrência pela palavra-chave e quanto você está disposto a pagar por cada clique. Geralmente, um clique não passa de uns centavos ou poucos reais, mas podem te gerar boas vendas, pois são pessoas que estão buscando o que você vende e, não só viu o anúncio, como clicou nele.

Um orçamento entre R$ 10,00 a R$ 20,00 por dia já dá para fazer algo bacana em uma campanha. Contudo, isso depende muito das localizações que você quer atingir, a quantidade de anúncios, etc. Esse valor para o Brasil todo, por exemplo, é muito pouco.

Quando o termo é pouco pesquisado e pouco clicado, é possível que o orçamento que você colocou não seja atingido, mas pode ocorrer que em um dia ele não foi atingido, seja compensado em outro dia que passou da cota diária, fazendo a média diária que foi limitada em suas configurações. Quando o orçamento é estourado ou existem débitos a pagar vencidos, os anúncios deixam de ser exibidos.

Também é preciso seguir algumas regras dos anúncios, como não usar palavrões, exclamações, textos em caixa alta, citação de marcas registradas e imagens e vídeos fora dos padrões dos termos do Google Ads.

Com essas primeiras configurações feitas, é hora de pensar no anúncio e na sua segmentação. Precisamos estar atentos a umas coisas, tais como: Definir uma Persona; Criar uma Landing Page; Pensar em chamadas de anúncios inteligentes e acompanhar as conversões e os testes feitos.

Os anúncios devem ser feitos como se não fossem anúncios. Como assim???? Veja bem, imagine que você conheça bem a sua persona e sabe da dor dela e dos motivos que a fazem te procurar e te comprar, por que não usá-los no anúncio? Do que apenas colocar o anúncio seco do serviço. Exemplo: Um cliente que compra uma manutenção de ar-condicionado split, geralmente está com ele pingando ou sem gelar. Então, ao invés de fazer um anúncio assim “Manutenção de Split é conosco – Empresa X”. Não seria melhor fazer “Split Pingando ou Sem Gelar? Resolvemos para Você. Orçamento Grátis e Garantia de 3 Meses.”

Perceberam a diferença? Além de citar exatamente o problema que o cliente está passando, você o conforta que o entende e pode resolver o problema, além de citar 2 diferenciais (orçamento grátis e garantia de 3 meses).

A importância da segmentação no Google Ads

Google Ads é muita segmentação e teste. Você precisa segmentar o máximo possível para evitar uma taxa baixa de cliques e que o anúncio apareça para pessoas que não irão te comprar. Explico: não adianta colocar um anúncio para aparecer para todo o Brasil, se você só atende clientes em Natal/RN, correto? Logo, a primeira segmentação que você deve fazer é na localização do usuário. Esse ajuste pode ser feito na hora da criação da campanha. Você ainda pode segmentar várias informações, como sexo, idade, dispositivo, etc. Quanto mais preciso você for em sua persona, mais ROI (Retorno sobre o Investimento) você terá, pois evitará que pessoas que não te compram cliquem no seu anúncio e gere gasto desnecessário, já que o Google Ads cobra por clique.

Outro ponto importante são as palavras-chaves que você irá comprar, pois precisa estudar quais são as mais buscadas. O próprio Google, quando você simula uma pesquisa, já faz uma sugestão das opções mais usadas. Contudo, uma forma mais profissional é usar a ferramenta Keyword Magic Tool, da SEMrush. Apesar de ser uma ferramenta paga, você consegue fazer umas consultas grátis e terá as principais palavras-chaves que precisa.

Além disso, não adianta fazer 1 (uma) única campanha e anúncio para tudo que é palavra-chave que você quer comprar. O usuário quer ler no anúncio exatamente o que procurou. Exemplo: se você trabalha com instalação e manutenção de ar-condicionado split, você tem que criar 2 campanhas e anúncios separados. Uma sobre instalação de split e outra de manutenção de split.

Criando uma campanha no Google Ads
Após se logar no Google Ads, clicando em campanha e depois no Botão Azul +, é possível iniciar o processo de criação de cada campanha segmentada

Se o usuário procura por: instalação de split 9.000btus, tem que aparecer um anúncio falando exatamente sobre o que ele procurou e o destino deve ser uma Landing Page que fale somente desse serviço.

Já quando o usuário buscar por manutenção de split 9.000btus, vai abrir outro anúncio de outra campanha (cada campanha pode ter vários anúncios), levando à outra Landing Page, que trate somente desse serviço. Nesse artigo explicamos como criar uma boa Landing Page

Os anúncios também podem levar para a Home do site (página inicial), mas isso deve ser exceção, quando se tratar de um anúncio mais generalizado, de branding (fortalecimento de marca). Quando se trata de um produto ou serviço específico, o indicado é mesmo a landing page específica, pois converte muito mais. Exemplo: Se o anúncio é da busca por Agência de Marketing Digital, podemos levar para a Home. Contudo, se a busca é Agência que faz gestão de google ads, o anúncio deve levar para uma landing page que trate apenas da gestão de google ads.

Após clicar em Anúncios e Extensões, clicar no Botão Azul + para criar um novo anúncio de Texto. Para cada campanha, crie ao menos 3 anúncios criativos e teste os de maior CTR.
Criando anúncios no Google Ads
Criando um anúncio de Texto no Google Ads. Após preencher os campos, clicar em salvar e criar o próximo anúncio, para compor os primeiros testes.

Como acompanhar os anúncios do Google Ads?

Agora é hora de acompanhar os anúncios. Não adianta apenas fazê-los e deixar rolar, pois quando você cria as campanhas, você faz mais de um anúncio em cada uma e, acompanhado, você consegue ver a que tem melhor taxa de cliques por impressão (CTR), eliminando os que tem CTR baixo e deixando apenas os de bons CTRs.

Nesse exemplo, foi investido R$ 43,04 e gerado 52 cliques. O CTR indica que a cada 100 impressões, o anúncio teve 9 cliques, uma taxa razoável. Deve ser analisado os CTRs entre anúncios e usar os que tem CTR mais altos. Faça testes e veja qual a melhor opção.

Também não basta saber quantas impressões e cliques eles estão gerando, mas sim se estão gerando conversões, ou seja, se os usuários que clicam estão convertendo em leads ou vendas. Para saber isso, você precisa instalar uma tag de conversão em seu site ou sua Landing Page. Ou ainda, uma thank you page (página de agradecimento) após a conversão do Call-To-Action (botão que envia a conversão). Assim, o relatório te dirá dos que clicaram, quantos converteram e, se está rolando muito clique e pouca conversão, é hora de rever a Landing Page, seu conteúdo, layout e, até mesmo, a sua oferta em si. Nesse artigo, ensina como instalar uma tag de conversão do Google Ads. É basicamente colocar um código dentro das páginas do site, mas se você não tiver conhecimento técnico, peça ajuda à um profissional.

O caminho é indo em Ferramentas e Configurações -> Medição -> Conversões e seguir os passos.

Palavras-chaves negativas. O que é e como usar?

Quando você configura suas palavras-chaves, pode ocorrer que o anúncio apareça para buscas erradas. Imagine que você comprou a palavra-chave manutenção de ar-condicionado. Sabemos que existe ar-condicionado veicular e ar-condicionado residencial. Logo, se você configurou a manutenção de ar-condicionado de forma ampla, o Google irá mostrar seu anúncio para qualquer combinação desse tipo. Não faz sentido alguém que buscou por manutenção de ar-condicionado de Honda Civic, por exemplo, apareça o seu anúncio que trabalha com ar-condicionado residencial, não é mesmo?

Dessa forma, você precisa utilizar o recurso de palavras-chaves negativas. Nesse exemplo, se você negativar de forma ampla automóveis e veículos, você consegue deixar de aparecer nesses erros. Por isso, é importante acompanhar quais os termos de busca que foram clicados, informação esta que o Google Ads fornece, evitando que sua grana vá pelo ralo por falta de acompanhamento e configuração.

Clicando no menu Palavras-chave e depois em palavras-chave negativas no topo, aparecerá o o painel para você negativar os termos de pesquisa indesejados.

Outra forma de garantir cliques em palavras-chaves bem específicas, é limitar a termos exatos, para isso use colchetes entre elas quando estiver adicionando uma palavra-chave, exemplo: [manutenção de split]. Dessa maneira, o anúncio realmente só aparece se digitarem dessa forma. Isso traz também perdas, pois se digitarem manutenção de split 9.000btus, não irá aparecer. Já se você colocar o sinal de +, ele aparece para tudo que tenha esse termo + alguma coisa. Exemplo: +manutenção de split+. Assim, irá aparecer para qualquer combinação que envolva o termo manutenção de split.

Por fim, se você trabalhar de forma ampla, ou seja, sem colchetes e sem sinal de +, aí irá aparecer de forma geral, inclusive para sinônimos, podendo levar a erros de aparições. Por isso, é importante estar atento ao acompanhamento e às palavras-chaves negativas

Quais as outras opções de anúncio no Google Ads?

Existem vários recursos para você trabalhar. Em texto, com imagem na rede de display, com vídeos no YouTube, Remarketing e outros. Em outros posts, trataremos sobre esses outros tipos e como você pode aperfeiçoar os anúncios de texto com extensões, que aumentam as taxas de cliques.

Fico por aqui e espero ter ajudado.

Danilo Araújo – 84 99985-4224 (WhatsApp)

CEO PHD Virtual – Marketing Digital

Danilo Marketing Digital
Danilo Marketing Digital
Danilo Araujo Xavier - 37 Anos - Brasil; Formado em Administração de Empresas (UFRN) e especialista em Marketing Digital com certificação internacional; Desde 1997 ajuda empresas e pessoas a terem mais presença digital; CEO da PHD Virtual - Marketing Digital desde 2005; Consultor de Marketing Digital; Autor de artigos e vídeos sobre Marketing Digital nas redes sociais e em seu blog phdvirtual.com.br/blog; Já participou da criação e performance de mais de 1.400 sites e projetos online, tendo vasta experiência em SEO, tráfego pago (Google Ads, Face e Insta Ads), Inbound Marketing, Automação em RD Station e Zenvia. Dados para contato: Celular - +55 (11) 96302-6123 (WhatsApp) E-mail - [email protected] https://www.linkedin.com/in/daniloaraujo-marketing-digital/ https://www.instagram.com/daniloaraujophd