O Google Meu Negócio foi lançado em junho de 2014 e é uma espécie de ficha virtual de negócios locais no Google. Ela aparece nas buscas da rede de pesquisa e do Google Maps pelos nomes das empresas e pelas suas categorias, levando em consideração a localização do usuário.
Nele, é possível cadastrar nome do seu negócio, endereço, categoria, horário de funcionamento, telefone, site, e-mail, ter avaliações de clientes, fotos, estatísticas de visualizações, pesquisas e atividades, dentre outros recursos.
Uma ferramenta GRATUITA e que rende bons resultados, se bem configurada, é o Google Meu Negócio. Contudo, poucas pessoas sabem disso e simplesmente negligenciam essa poderosa e gratuita ferramenta de geração de leads para o seu Marketing Digital. Veja abaixo a diferença de um Google Meu Negócio bem ou mal configurado:
Veja acima o potencial do Google Meu Negócio quando bem configurado. Reparamos um aumento significativo nos resultados e números atrativos, principalmente para uma ferramenta sem custo. Vamos ver abaixo 8 dicas de como melhorar o seu Google Meu Negócio, através de uma técnica chamada de SEO (Search Engine Optimization).
1 – Localize seu cadastro no Google Meu Negócio. Acesse Google.com e efetue uma busca pelo nome da sua empresa, ela deve aparecer no canto direito da busca. Caso não apareça ou seu negócio seja novo mesmo no pedaço, já faça o cadastro em https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/ e aguarde a carta de verificação chegar no seu endereço. Baixe o App Google Meu Negócio, faça login e gerencie sua conta por ele, é super fácil e bacana.
2 – Além de colocar o nome da sua empresa, complemente com seus principais serviços e palavras-chaves, pois assim você será encontrado não somente quando pesquisarem por seu nome, mas também quando alguém estiver procurando sobre seus serviços. Mantenha suas informações sempre atualizadas e no local correto do mapa.
3 – Verifique se sua empresa está duplicada no Google Meu Negócio, às vezes houve um cadastro por outra pessoa e está lá largado e desatualizado. Caso isso ocorra, solicite sugestão do google para remover a página e use somente a oficial que você monitora. Caso a única que exista não esteja sob seu controle, peça ao google esse acesso e siga os procedimentos para ter o seu controle.
4 – Preencha a sua categoria certa e veja o que seus concorrentes colocaram. Busque por subcategorias que seu negócio também abrange.
5 – Sempre que possível, faça Posts nas postagens e nas fotos, linkando para o seu site quando for conteúdo, como se fosse um instagram a parte. Facilite a vida do usuário para ter acesso aos seus conteúdos. Acredite, dá muita visualização.
6 – Depois de prestar um serviço de qualidade, peça para seus clientes te avaliarem de forma sincera e de preferência escrevendo algo sobre a experiência que ela teve. Crie um link personalizado pelo App do Google Meu Negócio que leve direto à avaliação. Isso ajuda muito a passar credibilidade sobre seus serviços.
7 – Você pode usar um atendimento online pela ferramenta, basta ativar pelo App do Google Meu Negócio, sendo mais um canal de comunicação.
8 – Cadastre produtos e serviços (se for tabelado coloque preços).
Confira também nosso artigo sobre Técnicas de SEO – Como Melhorar seu Posicionamento na Busca do Google Orgânico e/ou veja este nosso Case de SEO.
Veja abaixo algumas perguntas e dúvidas frequentes sobre Google Meu Negócio.
Para alterar o endereço do seu Google Meu Negócio você vai precisar fazer login no My Business com o e-mail que administra a ficha e fazer os passos a seguir:
Quando a foto foi postada pela empresa, é super simples, basta acessar pelo aplicativo, clicar em Perfil, depois em fotos, localizar a foto, clicar nos 3 pontinhos e depois em excluir foto.
Contudo, quando a foto foi postada por um cliente ou usuário, é preciso denunciar a foto (sinalizar foto) para que o Google analise a questão, pois uma das premissas do Google Meu Negócio é a transparência. Assim, se a foto foi leviana ou abusa do recurso indevidamente, o Google pode aceitar a exclusão.
Da mesma forma das fotos postadas pelos clientes e usuários, a exclusão de comentários (avaliações) do Google Meu Negócio precisa ser denunciada para análise do Google. Avaliações negativas sinceras sobre uma experiência do usuário e sem excessos ou má fé, provavelmente não serão excluídas.
A empresa que também por má fé tentar cadastrar diversas avaliações positivas fakes, também verá o desaparecimento delas, pois o algoritmo consegue entender quando existe manipulação de avaliações ou estão sendo feitas pela mesma pessoa, por mais que com e-mails diferentes. Logo, o recurso de avaliações deve ser o mais real e transparente possível.
É isso pessoal, espero ter ajudado e qualquer dúvida podem entrar em contato que iremos saná-las, seja pelos comentários ou pelo WhatsApp e E-mail.
Post originalmente publicado em Julho de 2019 e atualizado em fevereiro de 2021.
Danilo Araujo – 11 96302-6123 (WhatsApp)
CEO PHD Virtual – Marketing Digital