Sites que possuem um blog com conteúdo original, espontâneo, rico, bem estruturado e atualizado com constância, possuem bem mais acessos e geram mais autoridade pra marca do que os que não os têm.
Além de ser uma das armas usadas no Inbound Marketing (Marketing de Atração), para gerar acessos à sua página, eles esclarecem aos usuários sobre temas que os clientes precisam conhecer antes de comprar seu produto ou serviço, caso ele seja uma venda complexa ou, ainda, aumentam a autoridade da sua marca com relação ao nicho que ele atua.
Se você, por exemplo, tem uma empresa que vende sapatos e acessórios para crianças, então você vai precisar criar conteúdos que os compradores (pais das crianças) possam consumir e se interessam. Ferramentas como a SEMRush fornecem os termos que eles estão pesquisando no Google (Keyword Magic Tool) para te dar noção do que tem busca e como essa busca é feita. Caso o termo “Como fazer meu filho estudar” tenha muitas buscas, isso sinaliza que é um bom tópico para você abordar no blog do seu site, tipo: “10 Dicas para Fazer Seu Filho Gostar de Estudar”.
Isso irá gerar um relacionamento com seu cliente e futuro cliente fora do ambiente comercial, além de ativar vários gatilhos mentais, como sentimento de dívida pela ajuda gratuita e autoridade no nicho infantil, pois você não apenas é uma empresa que se importa em vender, mas em ajudar os pais em temas relacionados aos seus filhos, que por tê-los, eles compram em sua loja (possuem filhos e precisam vesti-los).
Sabemos que tempo custa dinheiro e muitas vezes você tem muitas ideias, quer fazer, mas não consegue priorizar isso, apesar da máxima do marketing de conteúdo que prega “Passe 80% do tempo produzindo conteúdo e 20% do tempo vendendo, e não ao contrário“. Nossa sugestão para os clientes nesses casos é terceirizar a produção com uma agência de criação de conteúdo, como a Redaweb, pois com planos básicos de 5 artigos de 500 palavras cada um por mês, você já consegue sair da inércia. O valor é muito barato, chegando na faixa de 0,15 centavos por palavra e que te irá render muitos acessos, vendas e uma nova forma de se relacionar com o cliente.
Contudo, temas sensíveis como Saúde, Finanças e do meio Jurídico, devem ser produzidos pelos especialistas qualificados, pois com a grande atualização do Algoritmo do Google, denominado E-A-T (Expertise, Authoritativeness and Trust, ou seja, Expertise, Autoridade e Confiança), ele passou a checar quem de fato está escrevendo, para que artigos sem estarem assinados por alguém habilitado para tratar aqueles assunto, leve o usuário ao erro em temas que podem fazer a diferença na vida de alguém. O Google chamou isso de YMYL (Your Money Your Life).
Além disso, é muito difícil um redator terceirizado escrever um artigo sobre um tema de saúde que requer muita atualização e conhecimento. Veja um exemplo do nosso cliente Oftalmologista em Natal RN, o Dr Pedro Paulo Cabral, escrevendo por conta própria artigos como de Miopia e Catarata. Outro cliente nosso, a Clínica Tirol, com artigo sobre Tomografia de Tórax.
É diferente de temas mais gerais, como moda, marketing, turismo, etc. Nesse casos, redatores com experiência na área, uma boa pesquisa e briefing com o cliente, podem fazer artigos sensacionais e, após a revisão pelo cliente, a sua publicação.
Outra atualização do Algoritmo do Google recente, foi atualização de de posts antigos, exigindo não só constância de novos posts, mas também a reciclagem de postagens antigas que, com o tempo, precisam ser atualizadas pois todos os dias surge algo novo sobre tudo que é tema.
Não basta apenas produzir o artigo, por você ou pela agência, mas tem que publicar em seu site e fazer um SEO (Otimização para o Google) no post. Temos um artigo em nosso blog sobre técnicas de SEO básicas que devem ser implementadas para uma melhor indexação no Google, além de melhorar a experiência do usuário. Um erro comum são os clientes produzindo conteúdo e postando no facebook e instagram o artigo na íntegra. Não faça isso! As redes sociais são canais para você postar parte do artigo e levar os mais interessados para acessar seu site para ler o artigo completo, ou postar vídeos com conteúdos curtos de 1 a 5 minutos. Seu artigo original escrito precisa estar na íntegra no seu site, gerando acessos e indexação no Google.
Abaixo listamos apenas alguns resultados de nossos clientes que conseguiram aumentos significativos em acessos e vendas através do nosso serviço de Planejamento e Criação de Conteúdo para Blog, bem como execução de um SEO nos seus sites, com blogs e divulgação dos conteúdos, como por anúncios patrocinados, e-mail marketing e acessos orgânicos ocasionados pela estratégia.
Caso queira aprofundar bem mais sobre o assunto de blog em seu site, indico esse artigo por que devo criar um blog?
Por hoje é isto e espero que tenham gostado dessas dicas dos motivos pelos quais seu site tem que ter um blog.
Danilo Araújo – 84 99985-4224 (WhatsApp)
CEO PHD Virtual – Marketing Digital