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Aí você se pergunta: então o marketing tradicional (offline) morreu? A resposta é um sonoro NÃO, ele não morreu! Para alguns segmentos e nichos de mercado, ele continua sim, muito importante, que se bem trabalhado e aliado ao digital, possui um potencial gigantesco. Já existem várias campanhas OFF que são integradas às campanhas ON, virando um verdadeiro míssil perseguidor no potencial cliente. 

Mas por que o marketing digital cresceu tanto?

O marketing digital, mesmo que trabalhado isoladamente, destaca-se perante o marketing tradicional, pois ele continua o único que é possível uma mensuração em tempo real dos seus resultados e, caso não esteja funcionando, pode ser facilmente abortado e a estratégia pode ser adaptada. 

Além disso, é possível segmentar muito o público-alvo, chegando a um perfil de clientes que chamamos de PERSONA (crie a sua), que baseado em várias características pessoais, como renda, hábitos, objetivos, necessidades, dores, dentre outros, é possível enviar uma comunicação que será muito bem recepcionada, interpretada e pode acionar gatilhos mentais que levem o cliente a se tocar que ele precisa de você, fornecedor de produtos e serviços que suprem necessidades que às vezes o cliente nem sabe que existem. Nossa, que viagem!!! Que nada, isso é ciência.

Assim, o marketing digital ganha cada vez mais e mais espaço, pois possui um excelente custo-benefício, com leads (contatos gerados por potenciais clientes que você fisgou com alguma isca digital) que chegam a custar alguns centavos ou sem custo algum, quando feito através de busca orgânica (sem ser anúncio pago) pelas redes sociais ou pelo Google, camaradinha este para lá de especial em nossas vidas, que usamos várias vezes ao dia e aposentou os dicionários e enciclopédias tradicionais.

O marketing e a decisão do consumidor

O bacana do marketing moderno é convencer o consumidor a te escolher por ele mesmo e não com anúncios já batidos, falando “me contrata, pois eu sou bom e barato”. O consumidor hoje é muito bem informado e para convencê-lo a te comprar está cada vez mais difícil. A venda por impulso, apesar de ainda existir, é bem mais rara do que em tempos atrás. Afinal, com um simples “Google” ele já estuda os prós e contras daquela compra, reflete sobre a real necessidade daquilo e, mesmo se decidir comprar, um leque enorme de opções de fornecedores aparece na palma da sua mão. Ele compara a sua credibilidade e seu nível de conhecimento na rede, bem como suas avaliações, e isso só é possível com uma boa presença digital que você tenha. É aí que entra o Marketing Digital, com estratégias inteligentes de atrair, converter, relacionar, vender e manter esse consumidor consciente.

Assim, é preciso criar uma relação com teu potencial e atual cliente, trabalhando o queridinho, eficaz, eficiente e efetivo marketing de conteúdo, tema que iremos abordar em outro post. Mas, no mínimo, cuida bem da sua base atual, utilize ferramentas de CRM e mantenha sempre um ótimo atendimento, pois tudo hoje faz diferença na escolha do consumidor consciente. Saiba mais sobre esse consumidor consciente através do mestre Fred Alecrim, referência nacional em varejo, comportamento e relacionamento com o cliente.

Fico por aqui e espero ter ajudado.

Danilo Araújo 

CEO PHD Virtual – Marketing Digital


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