Como trabalhar Vídeo Marketing e Todos os Negócios Para Gravar Vídeos - Agência de Marketing Digital em Natal RN São Paulo SP Inbound Criação de Sites e Vendas

Como trabalhar Vídeo Marketing e Todos os Negócios Para Gravar Vídeos

Trabalhar vídeos no Marketing Digital (Vídeo Marketing) é de extrema importância para o sucesso de sua estratégia digital. O vídeo já é a mídia mais consumida online e essa tendência vai continuar por muitos e muitos anos. Nesse artigo iremos apresentar como trabalhar Vídeo Marketing e todos os negócios necessários para gravar vídeos.

O YouTube, por exemplo, é o segundo maior buscador online do mundo, ficando atrás somente do Google. Então, do mesmo jeito que temos o costume de perguntar tudo ao Google, essa prática já é feita diretamente no YouTube. Lá, conseguimos aprender de tudo, desde a fazer o nó em uma gravata, até estudar para concursos com aulas gratuitas e com excelente qualidade, como com o canal do Estratégia Concursos (maior empresa de educação online para concursos do Brasil). Foi com muito conteúdo gratuito e em vídeo, que a empresa atingiu a marca de faturamento de 200 milhões de reais. Isso é só um sinal do que se é capaz de conseguir com vídeo + conteúdo.

Mas, voltando para o lado prático do nosso artigo, vamos ver várias dicas de como trabalhar vídeo marketing com qualidade e aumentar a nossa visibilidade e engajamento nas redes sociais. Primeiro, tenha em mente que você tem que deixar a vergonha de lado! Uma coisa que um avô meu me ensinou foi “que quem tem vergonha, tem prejuízo!”. Logo, você não quer ter prejuízo, não é?

Existe uma grande resistência dos proprietários dos negócios em quererem aparecer, mas realmente é justamente ele que tem que mostrar que entende do assunto. Pessoas se conectam com pessoas e, para gerar empatia, realmente a empresa tem que ter uma cara, e nada melhor do que o dono para passar essa confiança.

Quais os equipamentos e negócios necessários para gravar um bom vídeo?

A primeira barreira que temos que quebrar é de achar que precisa de uma câmera de última geração para gravar vídeos para internet. Esqueça isso, a imensa maioria dos negócios não pode investir milhares de reais em uma câmera…Também não estou dizendo que qualquer celular grava na mesma qualidade, claro que não! Mas, se você realmente pode investir em uma câmera profissional, ótimo! Porém, caso negativo, um bom celular resolve seu problema. Já existem aparelhos que filmam até em 4k! Mas, como estamos falando em vídeos para internet, nem disso precisa.

Contudo, mais importante do que a câmera, é a iluminação da pessoa que será filmada e o microfone. Esses dois pontos, de fato, precisa investir um pouco. A luz pode ser natural ou artificial. Se o seu escritório, ou local que você irá gravar, tem uma janela que permite que o rosto fique bem iluminado, já vai resolver. Caso contrário, invista em luzes artificiais, como o softbox. Existem várias opções generalizadas, que você pode escolher de acordo com o seu bolso. Esse investimento deve ficar abaixo de R$ 1.000. A regra aqui é que quanto mais luz, melhor. Abaixo segue um modelo que temos aqui na agência:

Kit de Softbox com 8 Lâmpadas (Ideal cada uma de 150w)

Já o microfone, o modelo depende se você vai ligar em uma câmera ou em um celular. O tipo de microfone ideal é o chamado de Microfone de Lapela. Esse equipamento deve ficar abaixo de R$ 200 de investimento. Abaixo segue um modelo que temos aqui na agência:

Microfone Lapela
Microfone Lapela

Um último item para você comprar é um tripé, que também vai depender que tipo de câmera ou celular você irá acoplar nele. Ele pode ser encontrado com facilidade em lojas físicas e online. Pesquise e garanta já o seu tripé.

Já tenho os equipamentos para fazer meus vídeos. E agora?

Faça um Planejamento de uma sequência de vídeos que você vai fazer. Quais conteúdos que você irá trabalhar nos vídeos e a duração deles. Existe basicamente dois tipos de conteúdos, o Nutella e Raiz. O primeiro, é algo rápido e superficial, geralmente vídeos de 1 minuto para o instagram ou até um pouco mais para IGTV. Já o segundo, é algo mais denso e profundo, você vai ensinar com mais detalhes e ele vai durar mais de meia hora, no mínimo, e são ótimos para YouTube.

Contudo, para alguém parar mais de meia hora para ver um vídeo seu, antes ele tem que ter uma palhinha que você é bom. E ele tem essa noção vendo vários vídeos Nutellas seus. Logo, comece a produzir vários Nutellas, cada um de 1 a 3 minutos e vá praticando.

Não se preocupe se os primeiros não ficarem bons, é normal. Vídeo é prática. Eu sei que é difícil você olhar para uma câmera e começar a falar como se fosse para alguém, sem dúvida é bem mais fácil ensinar algo para uma ou mais pessoas do que para uma câmera, mas com o tempo isso vai melhorando.

No início, você fica mesmo preocupado com o que os outros vão achar e criticar, mas se você conseguir esquecer isso e focar no seu trabalho, vai dar um show. Esqueça os outros, foca em você. Quem vai te criticar, provavelmente nunca vai gravar um vídeo porque nem coragem tem. E outra, ele não vai pagar suas contas, seu vídeo vai te fazer alavancar suas vendas!

Como editar vídeos

Gravei meus vídeos, e agora? Bem, é hora de editá-los para publicá-los e patrociná-los! Um bom programa para edição de vídeos é o Adobe Premire Pro. Precisa realmente de uma boa máquina (Computador) para rodá-lo bem e no YouTube tem vários tutoriais ensinando a usá-lo. Mas, se você não tem uma máquina boa para rodar esse programa ou tá sem tempo e sem saco para aprender, você pode terceirizar isso com uma agência ou simplesmente editar no celular mesmo sem muita frescura e mandar ver. Gente, feito é melhor que perfeito. De toda forma, abaixo listo vários detalhes super importantes na gravação e edição do seu vídeo.

✅Luz, muita luz, seja artificial ou natural.

✅Uso de microfone. Mais vale um bom microfone para o som ficar excelente do que investir em câmeras caras. Até um bom celular já vale para capturar a filmagem.

✅Um quadro para apresentar algumas coisas que você está explicando.

✅Uso de LEGENDAS (muito, mas muito importante). Caso não use, você estará perdendo até 85% da sua audiência, pois na maioria das vezes o usuário está em locais que não pode ativar o som, e aí ele lendo a legenda vai entender do que se trata ou até ver o vídeo todo sem precisar escutar, além de marcar para ver depois, caso queira ver posteriormente com mais calma. Quantas vezes você está rodeado de pessoas e passa por um vídeo e não pode escutá-lo? Acaba passando e esquecendo de ver depois, principalmente se nem souber do que se trata. Você pode fazer suas legendas manualmente na raça e editar no Adobe Premiere Pro, ou pode usar uns macetes. Tem aplicativo que já grava e faz as legendas e tem também essa tática ó “Como fazer legendas para vídeos na velocidade da luz

Uso de um temporizador no vídeo. Assim, o usuário vê com facilidade o tempo que resta do vídeo.

✅O assunto fixo no topo e as legendas abaixo, com o vídeo rolando ao centro.

✅Uso da thumb. Esse termo significa a miniatura que fica no feed quando alguém entra no seu perfil. Com ele, o usuário consegue saber ao menos o assunto do vídeo e vai direto no que interessa para ele.

✅Música de fundo e sua apresentação por legenda. A música vai harmonizar mais para o cérebro achar que é um entretenimento. Já a apresentação por legenda, poupa tempo no vídeo.

✅Seja objetivo! Você tem 7 segundos para convencer o usuário se vai continuar ou não assistindo ao vídeo! Aqui é bem científico, pois a atenção humana máxima é essa…Se em 7 segundos você não passar que é algo interessante, a tendência é abandonar o vídeo, mesmo que o futuro conteúdo do resto do vídeo seja bom e interessante. Então, vá direto ao ponto e explique logo o motivo que o usuário deve continuar assistindo.

Abaixo temos um vídeo meu falando sobre ações em um curso que ministro sobre Educação Financeira, pois também tenho formação na área e já atuei muitos anos no mercado financeiro.

Exemplo de Vídeo Marketing
Exemplo de vídeo marketing. Clique na imagem para ver o vídeo.

Por fim, indico vocês seguirem no Instagram o mago do Vídeo Marketing no Brasil, Camilo Coutinho! O conheci quando tirei minha Certificação Internacional em Marketing Digital em São Paulo. Ele é uma figuraça e sabe muito de vídeo marketing! Vê o que ele falou de mim 🙂 O que Camilo Coutinho Falou do CEO da PHD Virtual.

Bem, pessoal, por hoje é isso e espero ter ajudado.

Danilo Araujo – 84 99985-4224 (WhatsApp)

CEO PHD Virtual – Agência de Marketing Digital

Danilo Marketing Digital
Danilo Marketing Digital
Danilo Araujo Xavier - 37 Anos - Brasil; Formado em Administração de Empresas (UFRN) e especialista em Marketing Digital com certificação internacional; Desde 1997 ajuda empresas e pessoas a terem mais presença digital; CEO da PHD Virtual - Marketing Digital desde 2005; Consultor de Marketing Digital; Autor de artigos e vídeos sobre Marketing Digital nas redes sociais e em seu blog phdvirtual.com.br/blog; Já participou da criação e performance de mais de 1.400 sites e projetos online, tendo vasta experiência em SEO, tráfego pago (Google Ads, Face e Insta Ads), Inbound Marketing, Automação em RD Station e Zenvia. Dados para contato: Celular - +55 (11) 96302-6123 (WhatsApp) E-mail - [email protected] https://www.linkedin.com/in/daniloaraujo-marketing-digital/ https://www.instagram.com/daniloaraujophd