O Que Significa e Como Aumentar o Alcance no Instagram

O que é remarketing e suas vantagens
O Que é Remarketing e Como Fazer no Facebook Ads
9 de fevereiro de 2020
E-Commecer - Dicas de Como Vender Online
E-Commerce – Como Trabalhar Vendas Online
25 de março de 2020
Mostrar todos
Como Aumentar o Alcance no Instagram

Como Aumentar o Alcance no Instagram

Tempo Leitura: 7 Minutos

Vamos entender o que é e como aumentar o alcance no Instagram, tanto de forma orgânica (gratuita) como nos anúncios patrocinados (ads).

O que é Alcance no Instagram e Qual a Diferença para Impressões?

Alcance no Instagram significa quantas pessoas diferentes foram alcançadas naquele Post ou Anúncio. É diferente de impressões, pois esta métrica considera também quando uma mesma pessoa o visualizou mais de 1 vez. A quantidade média de vezes que uma mesma pessoa visualizou o post ou anúncio é chamado de frequência.

Alcance no Instagram e Diferença para Impressões
Aqui um relatório de um post de um cliente nosso. Veja que a publicação alcançou organicamente (gratuitamente) 4.112 pessoas (alcance), mas teve 4.453 impressões

Vamos agora ver como aumentar o alcance no instagram?

10 Dicas de Como Aumentar o Alcance no Instagram

Existem algumas técnicas para aumentar o alcance no Instagram, tanto de forma orgânica (gratuita), como nos Ads Patrocinados (Anúncios Pagos).

1. Transforme seu perfil pessoal em perfil comercial

Com a conta de perfil comercial do instagram você poderá ver métricas das publicações e informações dos seus seguidores, como o alcance, impressões, faixa etária, localização, etc. Além disso, irá permitir utilizar mais recursos na bio (perfil) e produção de anúncios. Se o seu perfil do Instagram ainda não é comercial e você quer performar mais, veja como transformar um perfil pessoal em perfil comercial abaixo e faça agora mesmo:

  • Acessar a sua bio (perfil) e toque em nesse menu sanduíche
  • Tocar na opção Configurações
  • Escolha a opção Conta
  • Agora, vá em Mudar para conta comercial.
  • Lembre de conectar a sua conta comercial a uma Página do Facebook associada à sua empresa. Isso vai permitir que você crie anúncios para o Instagram. Apenas uma Página do Facebook pode ser conectada à sua conta comercial do Instagram.
  • Por fim, adicione uma categoria à sua conta.
  • Toque em Concluído e estará feito.

2. Invista em Posts com imagens de pessoas e não apenas puramente do produto ou serviço, com algumas exceções

Imagens com pessoas engajam muito mais do que apenas do produto ou de artes comerciais, ainda que bem elaboradas. Por exemplo, se você quer mostrar uma roupa, faça um post com uma modelo usando e trabalhe um texto inteligente. Isso irá ter um alcance e engajamento muito maior do que apenas da peça. Se a imagem for cheia de textos e totalmente comercial, esqueça um bom desempenho orgânico e também será prejudicado nos anúncios, isso se não for reprovado.

É claro que existem exceções, como fotos de qualidade de pratos de comida, bebidas, paisagens, etc. Se a foto for de qualidade, irá atrair atenção e interação das pessoas. Mas, com certeza, posts poluídos e comerciais demais, muito rabiscados, com muito texto, geralmente perfomam bem menos do que uma turma reunida, um bastidor ou o produto sendo apresentado em uso. Veja o que funciona para você analisando as informações dos posts e siga uma linha que te traz melhores resultados. Teste, teste, teste e teste.

3. Prefira vídeos interessantes e objetivos, com um conteúdo rico e que ajude a dor e necessidade do seu público

Vídeos bem feitos engajam mais e têm um alcance muito maior do que imagens, principalmente se os seguidores prenderem a atenção neles por alguns segundos. Veja bem, a rede social é um negócio em que você é o produto. Logo, o conteúdo que você cria e divulga é o que faz o usuário ficar mais ou menos tempo online. Os primeiros 5 a 7 segundos são cruciais para o usuário decidir se vai continuar a assistir ao vídeo ou não.

Se o vídeo faz os seguidores pararem um tempo para vê-lo, isso ajuda a rede social a reter pessoas com o Instagram aberto, e o tempo e a atenção delas são essenciais para que a rede social gere receita através dos anúncios, pois sem audiência não há publicidade.

As redes sociais são a nova televisão e quem produz o conteúdo gratuitamente para elas são vocês. Assim, conteúdos que prendem a atenção do usuário valem mais do que os que os usuários “só passam o olho” e rolam para o próximo.

4. No topo do vídeo, use um título objetivo do que se trata, coloque o vídeo no meio e embaixo a legenda do que é falado

Dica importantíssima, pois a imensa maioria (cerca de 85%) dos usuários assistem os vídeos sem som, justamente pelo fato que raramente estão sozinhas em um ambiente calmo e silencioso. Assim, quando estão em filas de espera, salas de aula, reunião, etc, e dão aquela olhadinha no Instagram, eles não podem ativar o som, salvo raras exceções de usuários com pouca noção, que ligam o fo**-se e escutam mesmo.

Com esse título e, também, uma thumb (miniatura que aparece no feed), o usuário já sabe do que se trata e decide ou não continuar sem precisar de som, bem como as legendas, em que ele consome todo o conteúdo do vídeo sem escutar nenhum som.

Utilize o Aplicativo InShot para fazer essas edições de thumbs antes do vídeo começar, e do texto em cima com o título fixo, vídeo ao centro e legendas abaixo. Dá trabalho, mas é muuuuuuito importante. Veja abaixo como usar o InShot e exemplos de vídeos com thumb, título no topo, vídeo ao centro e legendas.

Como usar o Aplicativo InShot para Editar Vídeos para Instagram

Exemplos de Thumb, Título e Legendas nos vídeos para Instagram

Exemplo de Thumb de vídeo para instagram
Veja que o usuário vendo o Feed já sabe do que se trata o vídeo
Exemplo de vídeo postado no feed do instagram, com título e legenda
Exemplo de vídeo postado no feed do instagram, com título e legenda

5. Não use muito texto nos posts. Com exceção de alguns tipos de conteúdos, posts com mais de 20% de texto na imagem alcançam menos pessoas

Os posts, de modo geral, devem conter pouco texto, com no máximo de 20% de sua área com algum texto. Com exceção de capas de livros e capas de álbuns, imagens de produtos, jogos, cartazes de eventos, quadros e gráficos, capas de revistas e jornais, cartazes de filmes e programas de TV, além de textos jurídicos, como “termos e condições”, todos os outros tipos de conteúdo terão seu alcance comprometido, inclusive com anúncios reprovados.

Se você tem dúvidas sobre esse tema, acesse esse artigo que trata sobre textos em imagens nos anúncios. Com essa ferramenta do facebook, você consegue ver se a imagem está com muito ou pouco texto

6. Se você tem até 100k seguidores, faça apenas 1 post no feed por dia e evite editar o post

Perfis com até 100k seguidores devem postar até 1 vez por dia no feed para evitar perda de performance do último post. Para mais divulgações, use o stories como orientaremos no tópico número 8.

Além disso, evite ao máximo editar o post nas primeiras 24hs. Revise bem o texto antes de apertar o send.

7. Utilize poucas Hashtags e as segmente bem, no máximo 6. Prefira colocá-las como primeiro comentário

O uso de muitas hashtags costumam performar menos e usá-las exageradamente fará com que seu post seja considerado spam pelo algoritmo do Instagram. Utilize até 5 ou, no máximo, 6 hashtags, sendo bem específico, do mais amplo para o mais segmentado.

Por exemplo, para o post desse artigo de Blog no feed do Instagram, usaríamos: #Marketing #MarketingDigital #Ads #Instagram #InstaTips #InstaAds.

É preferível que as Hashtags sejam colocas no primeiro comentário, pois evitarão fugas do perfil e não poluem o post, além de trazer o mesmo benefício se for feita dentro da postagem.

8. Trabalhe os Stories durante todo o dia, com posts de Manhã, à tarde e à noite. Não poste tudo de uma vez. Valorize os bastidores e vídeos com som e legendas

Os stories devem ser usados com frequência e nos 3 turnos do dia, pois assim seu perfil irá sempre estar entre os primeiros dos seus seguidores. Ferramentas como o mlabs ou swonkie permitem agendá-los.

Os stories com vídeos curtos geralmente performam melhor do que de fotos. É importante usar algo escrito também ou legendas, pois como já explicamos, a maioria das pessoas não podem escutar no momento.

Já foi comprovado que quando tem movimento na tela nos stories, a atenção é retida por mais tempo e a curiosidade pelo que vai acontecer também. Fotos ficam até 5 segundos e vídeos até 15 segundos. Vídeos longos e sequenciais nos stories devem ser evitados ao máximo. Lugar de vídeo longo é no feed (1 minuto ou 2 partes de 1 minuto) e no IGTV (vídeos acima de 2 minutos).

Resumidamente, o conteúdo do seu feed vai fazer o usuário decidir por te acompanhar, e os Stories irão fidelizá-los. Os stories bem trabalhados são uma das principais formas de como aumentar o alcance no Instagram, pois permitem vários posts no dia e em horários diferentes, algo que não é recomendado no feed, principalmente para quem tem menos do que 100k seguidores.

9. Façam lives, enquetes e respondam todos os directs que conseguir

As lives do Instagram fazem seu perfil ficar na primeira posição dos seus seguidores enquanto ela ocorre e isso aumenta a interação deles com o seu perfil, que tendem a entrar na live para ao menos ver o que é.

As enquetes também estimulam a participação e quanto mais o seu perfil tiver interação com os usuários (curtidas, comentários, salvamento de posts, respostas em enquetes, envio de perguntas, mensagens trocadas pelo direct, etc), mais o seu alcance orgânico aumentará, pois seu público estará sempre com alguma interação e isso significa que seu conteúdo está interessante, chamando a atenção dos usuários, fazendo justamente o que a rede social precisa que você faça, além de melhorar a experiência do usuário, que vai receber conteúdos dos perfis que eles mais interagem.

10. Nos InstaAds (anúncios do instagram), trabalhe o remarketing e o lookalike. Façam campanhas para visitar o perfil ou que levem ao seu site ou Landing Page.

Por fim, os anúncios do instagram (InstaAds) que geralmente perfomam mais são os de remarketing, direcionados para os usuários que já interagiram com seus posts, anúncios ou site. Além disso, para que você encontre públicos novos mais parecidos com os que interagem com o seu perfil, existe o recurso do lookalike, que muitas vezes trazem bons resultados para novas descobertas. Apesar que tudo deve ser testado, é uma excelente forma de anunciar com esses 2 tipos de públicos criados pelo gerenciador de anúncios do facebook. Pelo aplicativo do Instagram não é possível fazer.

Você pode ter campanhas com visitas ao perfil (feitas pelo aplicativo do instagram), que geralmente possuem muito boa aceitação, principalmente quando é trabalhado um conteúdo rico em vídeo, ou também campanhas que levem para seu site ou landing page, trazendo boas conversões finais e captação do lead.

Temos um artigo também que ensina Quanto Custa Anunciar no Facebook e Instagram Ads, vale a pena conferir!

Por hoje é isto e espero ter ajudado a entender como aumentar o alcance no Instagram.

Danilo Araújo – 84 99985-4224 (WhatsApp)

CEO PHD Virtual – Marketing Digital

Danilo Marketing Digital
Danilo Marketing Digital
Danilo Araujo Xavier - 35 Anos - Natal/RN - Brasil; Formado em Administração de Empresas (UFRN) e especialista em Marketing Digital com certificação internacional; Desde 1997 ajuda empresas e pessoas a terem mais presença digital; CEO da PHD Virtual - Marketing Digital desde 2005; Consultor de Marketing Digital; Autor de artigos e vídeos sobre Marketing Digital nas redes sociais e em seu blog phdvirtual.com.br/blog; Já participou da criação e perfomance de mais de 1.200 sites e projetos online, tendo vasta experiência em SEO, tráfego pago (Google Ads, Face e Insta Ads) e aplicativos. Dados para contato: Celular - +55 84 99985-4224 (WhatsApp) E-mail - [email protected] https://www.linkedin.com/in/daniloaraujo-marketing-digital/ https://www.instagram.com/daniloaraujophd

1 Comment

  1. Avatar Nathalia disse:

    Muito bom ??????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!