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A Era das Marcas como Publishers

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Marcas como Publishers

Marcas como Publishers

Tempo Leitura: 4 Minutos

Já como tendência há alguns anos, as marcas aceleraram a produção e publicação de conteúdo em suas mídias próprias após o início da Pandemia da COVID19. Essa realidade das marcas agirem como Publishers, criando e publicando conteúdo informativo em suas áreas, vem demonstrando a maturidade do mercado na transformação digital via Marketing Digital.

As mídias tradicionais, como impressos e anúncios batidos vem perdendo espaço para uma comunicação mais aberta e rica, via conteúdo esclarecedor das marcas, trazendo uma nova forma de conquista do cliente, sem forçar a venda ou ser invasivo, principalmente via Inbound Marketing (Marketing de Atração), estratégia de Marketing Digital focada em atrair e relacionar-se com os clientes de várias formas e, dentre as principais delas, por meio de conteúdo informativo e rico.

Passar autoridade no seu segmento com os usuários consumindo conteúdo rico produzido pela marca é a melhor forma atual de conquistar novos clientes e relacionar-se com sua Base atual. As marcas na internet estão disputando a atenção dos usuários a todo o tempo e, fazer da sua rede social e site apenas um catálogo de produtos é, sem dúvidas, a pior forma de comunicação.

Marcas como Publishers
Marcas como Publishers

Índice

1. Como As Marcas Devem Trabalhar Conteúdo

1.1 Blog

1.2 Vídeos

1.3 Constância

1.4 Lives

1.5 Aumentar sua Base de Leads é importante

1.6 LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados

Como As Marcas Devem Trabalhar Conteúdo

Muitas marcas passaram a produzir conteúdo apenas por ser uma tendência, sem saber muito bem como fazer e podem está jogando fora oportunidades importantes. Sair postando tudo que é conteúdo da sua área que vem na cabeça nas redes sociais pode não trazer os resultados que essa estratégia pode proporcionar.

Blog

O primeiro passo é saber onde a sua audiência consome conteúdo e nem sempre é no mesmo local em que você consome. Ter um site com um blog serve para quase todas as áreas, pois o Google é muito forte e concentra quase todas as pesquisas de dúvidas dos usuários e, nada melhor que um blog bem feito e estruturado com um bom trabalho de SEO para começar a indexar bem nas buscas do Google.

É preciso ter um planejamento do que irá ser produzido e postado, quais os canais e formatos, seguindo uma sequência com prioridade para as principais dúvidas e dores dos clientes, que as marcas devem conhecer com clareza.

Grandes empresas e autoridades em seus segmentos já constroem verdadeiros portais de informações, como o case de sucesso da L’oréal, via portal de maquiagem https://www.makeup.com, com milhões de acessos só com informações sobre o que suas clientes que podem comprar o produto precisam saber.

Vídeos

Os vídeos não podem ficar de fora, diante da maior aceitação e por já fazerem parte de uma otimização de artigos de blog pra buscas no Google, em que artigos que possuem vídeos complementares e ricos do mesmo assunto do post, quando incorporados dentro do artigo, tendem a ganhar pontos preciosos na disputada página de resultados do Google.

Fora isso, temos o YouTube como segundo maior buscador do mundo e o alto crescimento e preferência de consumo de vídeos ao invés de textos nas redes sociais. Então, joga a vergonha de lado e grava o vídeo.

Constância

A constância e regularidade das postagens de conteúdo também é um fator importante. Siga seu ritmo, mas mantenha a constância, seja 2 vezes por semana ou diariamente, isso vai depender de recursos, tempo, amplitude de temas e velocidade que você quer o resultado. A audiência tem sede por informação de qualidade e acompanhar o que seu concorrente anda fazendo e sua periodicidade pode ser um termômetro do que você precisa fazer.

Lives

As lives já são tão normais e fazem parte do nosso dia a dia, que precisam cada vez mais de um bom tema para atrair atenção da audiência. O que poucos fazem é salvar a live para usar trechos dela como microconteúdos para trabalhar diversas mídias.

Aumentar sua Base de Leads é importante

Algo que precisa ser feito nesse trabalho é aumentar a base de Leads, que são cadastros de potenciais clientes para iniciar um relacionamento direto, sem intermediários como as redes sociais.

Quando você tem milhares de seguidores nas redes sociais e não tem base de leads nenhuma, a sua audiência está nas mãos da plataforma e a mercê do seu algoritmo, que muda sem aviso prévio o alcance orgânico (gratuito) e aumenta a sua dependência dos patrocinados. Logo, puxar essa audiência para uma base de leads é de extrema importância para tirar essa intermediação e também conhecer os dados das pessoas mais engajadas com o seu conteúdo e que estão mais próximas de prosseguir na jornada de compra.

Como essa estratégia é com foco em aumentar vendas, entender em que estágio do Funil o lead se encontra também se torna papel principal da marca em não trabalhar no escuro. Você consegue isso utilizando ferramentas de gestão de leads avançadas que pontuam o comportamento do usuário nas suas interações, tais como quais páginas ele acessou no seu site, quando, se está abrindo os emails, etc.

LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados

Por falar em base de dados, é importante ficar atento à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) que está prestes a entrar em vigor no Brasil. As principais plataformas de gestão de leads já aprontam campos no formulário de autorização dessas capturas e as empresas precisam ter atenção à Lei sobre esses pontos e também do envio dos conteúdos via e-mail e outros canais diretos.

Confira também nosso artigo: LGPD: o que é e como afeta a sua estratégia de marketing digital.

Fico por aqui e espero ter ajudado.

Danilo Araújo – (11) 96302-6123 (WhatsApp)

CEO PHD Virtual – Agência de Marketing Digital

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Danilo Marketing Digital
Danilo Marketing Digital
Danilo Araujo Xavier - 37 Anos - Brasil; Formado em Administração de Empresas (UFRN) e especialista em Marketing Digital com certificação internacional; Desde 1997 ajuda empresas e pessoas a terem mais presença digital; CEO da PHD Virtual - Marketing Digital desde 2005; Consultor de Marketing Digital; Autor de artigos e vídeos sobre Marketing Digital nas redes sociais e em seu blog phdvirtual.com.br/blog; Já participou da criação e performance de mais de 1.400 sites e projetos online, tendo vasta experiência em SEO, tráfego pago (Google Ads, Face e Insta Ads), Inbound Marketing, Automação em RD Station e Zenvia. Dados para contato: Celular - +55 (11) 96302-6123 (WhatsApp) E-mail - [email protected] https://www.linkedin.com/in/daniloaraujo-marketing-digital/ https://www.instagram.com/daniloaraujophd

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