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UTM: O que é e a importância da origem do Lead

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Publicado por Danilo Marketing Digital
UTM - O Que é e sua Importância

UTM - O Que é e sua Importância

Se você já trabalha com marketing digital, com certeza já ouviu falar sobre UTM. Se não trabalha e faz campanhas online e não sabe do que isso se trata, você está no lugar certo para aprender esse importante recurso. Mas afinal, o que é UTM e qual a sua importância na origem do lead? Neste artigo, vamos explicar o que é UTM, como fazer um link utilizando UTM, onde usar esses links e como o RD Station pode ser importante para saber a origem do Lead. Acompanhe!

Índice

1. O que é UTM?

2. Como fazer um link utilizando UTM?
2.1 Exemplo de URL personalizada com 3 parâmetros UTM seria:

3. Onde usar esses links com UTM

4. Como o RD Station pode ser importante para saber a origem do Lead

5. Conclusão

6. Quer Utilizar UTMs nas suas campanhas e ter dados na mãos do seu Retorno no Marketing Digital? Fale Conosco

O que é UTM?

UTM é a sigla para o termo em inglês “Urchin Tracking Module”, que traduzido para o português significa “Módulo de Rastreamento de Urchin”. É uma ferramenta de rastreamento de URLs desenvolvida pela Google e que é utilizada para acompanhar o tráfego de visitas em seu site.

O UTM permite que você saiba de onde os visitantes vieram, quais campanhas geraram mais tráfego, quais fontes geraram mais leads e muito mais.

Como fazer um link utilizando UTM?

Para fazer um link utilizando UTM, você precisa criar uma URL personalizada com parâmetros específicos. Os parâmetros UTM são cinco:

  • Source
  • Medium
  • Campaign
  • Term
  • Content

Cada um deles é responsável por identificar uma informação específica da campanha que está sendo divulgada.

Parâmetros de Link com UTM
Parâmetros de Link com UTM

Exemplo de URL personalizada com 3 parâmetros UTM seria:

https://www.phdvirtual.com.br/contato/?utm_source=blog&utm_medium=cpc&utm_campaign=artigo_utm

Neste exemplo, utilizando sempre ? antes de iniciar um parâmetro, a origem do tráfego é o blog, o meio utilizado é o CPC, a campanha é relacionada o artigo_utm. Assim, se alguém clicar nesse link e preencher o formulário de contato do nosso site, iremos saber que ele chegou no link de contato através deste artigo de blog.

Onde usar esses links com UTM

Os links com UTM podem ser utilizados em diversas situações, como em campanhas de email marketing, anúncios pagos no Google Ads, anúncios no Facebook e Instagram Ads, entre outros. Ao utilizar esses links personalizados, você consegue rastrear as origens do tráfego e identificar quais campanhas geram mais leads e conversões.

Como o RD Station pode ser importante para saber a origem do Lead

O RD Station é uma plataforma de automação de marketing que pode ser utilizada para integrar os parâmetros UTM às suas campanhas. Com a integração do RD Station é possível saber exatamente de onde vieram os leads e quais campanhas foram responsáveis por gerá-los, sendo essencial para que você possa identificar as campanhas mais eficientes e investir mais nelas. Além disso, com o RD tudo fica armazenado na Base de Leads contendo todos os dados da conversão, além do histórico do lead na base.

Utilizando UTM links e o RD Station, você pode utilizar um mesmo site ou landing page e enviar tráfego para ele de vários canais, públicos e anúncios diferentes e saber qual foi o anúncio específico que o lead converteu. Veja que estamos sabendo além do canal que foi anunciado, qual foi o anúncio específico (mesmo utilizando um mesmo canal e vários anúncios separados, basta que cada anúncio tenha seus UTMs personalizados que levam para o mesmo local).

Conclusão

A utilização dos parâmetros UTM em suas campanhas de marketing digital é fundamental para que você possa identificar as origens dos leads e entender quais campanhas estão gerando mais conversões e, também, a sua qualidade, pois você saberá quais leads compraram ou não. Com a integração do RD Station, você pode otimizar ainda mais as suas campanhas e aumentar o seu retorno do investimento (ROI).

Não perca mais tempo e entre em contato com a Agência PHD Virtual, especialista RD Station e parceiro Diamond/Platinum, vencedora de prêmios como Melhor Case do Ano e Especialista em Vendas. Faça uma cotação e melhore os resultados de suas campanhas de marketing digital conosco.

Quer Utilizar UTMs nas suas campanhas e ter dados na mãos do seu Retorno no Marketing Digital? Fale Conosco

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Danilo Marketing Digital
Danilo Marketing Digital
Danilo Araujo Xavier - 40 Anos - Brasil; Formado em Administração de Empresas (UFRN) e especialista em Marketing Digital com certificação internacional; Desde 1997 ajuda empresas e pessoas a terem mais presença digital; Sócio da PHD Virtual - Marketing Digital desde 2005; Consultor de Marketing Digital; Autor de artigos e vídeos sobre Marketing Digital nas redes sociais e em seu blog phdvirtual.com.br/blog; Já participou da criação e performance de mais de 2.000 sites e projetos online, tendo vasta experiência em SEO, tráfego pago (Google Ads, Face e Insta Ads), Inbound Marketing, Automação em RD Station e Zenvia (WhatsApp API Oficial via Marketing Conversacional e Inteligência Artificial - IA). Dados para contato: Celular - +55 (11) 96302-6123 (WhatsApp) E-mail - [email protected] https://www.linkedin.com/in/daniloaraujo-marketing-digital/ https://www.instagram.com/daniloaraujophd

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