Sites sem SSL Podem Sumir do Google. Veja a importânica do SSL.

Sites sem SSL podem SUMIR do Google

Sites que não possuírem o certificado digital de segurança SSL serão penalizados pelo Google a partir de Agosto de 2019. Isso significa que: se ao acessarmos seu site, ele não apresentar a URL iniciando com “https” e não constar a imagem de um cadeado na barra de endereços, ele será considerado não seguro.

Para evitar a penalização do Google no ranking das buscas, é preciso instalar um certificado de segurança SSL em seu site, evitando a penalização do Google e aquela mensagem que o navegador apresenta de “não seguro”, que queima o seu filme e passa insegurança ao visitante de seu site.

O que é um certificado de segurança SSL?

Esse certificado SSL (Secure Sockets Layer) é um protocolo de segurança para troca de informações sigilosas na internet, ou seja, antes de você enviar uma informação do seu dispositivo para o site, como por exemplo preencher seus dados em um formulário ou efetuar um pagamento via cartão de crédito, ele é criptografado (transformado em código) e enviado ao site, que o descriptografa e transforma em informações, e vice-versa quando o site te envia informações, garantindo assim que só vocês dois tenham essas informações traduzidas. Isso tenta impedir que hackers interceptem as informações e consigam decifrá-las.

Isso não garante 100% que os dados não sejam hackeados, pois também depende da segurança do servidor e que certas informações sempre fiquem criptografadas, mas com certeza dificulta muito que isso ocorra e garante uma segurança muito maior. Afinal, segurança da informação sempre foi e sempre será um tema muito importante, principalmente em tempos em que até o Ministro da Justiça é hackeado.

Como instalar um certificado de segurança digital SSL em meu site?

É preciso um certo conhecimento técnico para executar isso. Normalmente é feito por quem cuida de seu site ou por alguma empresa de hospedagem, e são eles que vocês devem procurar, pois vocês já depositam a sua confiança nos seus serviços.

Cuidado com promessas feitas na internet por alguém que você nunca teve um relacionamento e que cobrem um valor extremamente baixo por isso, pois existem certificados maliciosos que ao invés de aumentar a segurança de seu site, irão expô-los mais ainda, pois esse certificado foi vendido justamente para facilitar o acesso do hacker aos dados, já que estão colocando em seu site um certificado já criado para outra empresa. É como se fosse um “certificado falso”, pois apesar de existir o certificado, ele está sendo usado maliciosamente.

Você pode ter auxílio técnico necessário para a instalação do seu certificado digital de segurança SSL clicando aqui.

Quanto custa ter um certificado digital de segurança SSL em meu site?

O valor é muito baixo para o benefício que ele traz. Apesar de existirem com diversos preços, de poucos dólares até milhares de reais, o que utilizamos em nossos próprios sites e fornecemos aos nossos clientes, custam apenas R$ 360 por ano (R$ 30 mensais), já com o serviço de instalação incluso. Esse tipo de certificado resolve para 99% dos casos e não requer grandes investimentos, como os de um internet banking de um banco, por exemplo.

Quais os benefícios de ter um certificado digital SSL instalado em seu site?

– Passa mais confiança ao seu cliente quando ele acessa seu site, pois o navegador não exibirá aquela mensagem “não seguro”, que queima o seu filme.

– Para quem tem um e-commmerce, não perder vendas porque o cliente desistiu de comprar, pois não sentiu segurança em comprar em um site não seguro. E ele tá mais do que certo.

– Não prejudicar seu posicionamento no ranking de busca do Google, evitando assim que diminua o tráfego em seu site e, consequentemente, você perca vendas.

– Evitar prejuízos de clientes e com sua imagem, caso ocorra alguma invasão e exposição dos dados.

Bem pessoal, encerro por aqui o post de hoje e espero ter ajudado.


Danilo Araújo
CEO PHD Virtual – Marketing Digital

Danilo Marketing Digital
Danilo Marketing Digital
Danilo Araujo Xavier - 37 Anos - Brasil; Formado em Administração de Empresas (UFRN) e especialista em Marketing Digital com certificação internacional; Desde 1997 ajuda empresas e pessoas a terem mais presença digital; CEO da PHD Virtual - Marketing Digital desde 2005; Consultor de Marketing Digital; Autor de artigos e vídeos sobre Marketing Digital nas redes sociais e em seu blog phdvirtual.com.br/blog; Já participou da criação e performance de mais de 1.400 sites e projetos online, tendo vasta experiência em SEO, tráfego pago (Google Ads, Face e Insta Ads), Inbound Marketing, Automação em RD Station e Zenvia. Dados para contato: Celular - +55 (11) 96302-6123 (WhatsApp) E-mail - [email protected] https://www.linkedin.com/in/daniloaraujo-marketing-digital/ https://www.instagram.com/daniloaraujophd