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Dados: O Novo Petróleo

Os dados são o novo petróleo, basta ver quais são as mais poderosas marcas do mundo. Facebook, Google, Amazon… todas elas trabalham com dados. Eleições vencidas mundo a fora com estratégias digitais, tudo baseado em dados.

A polêmica é grande e estourou com o escândalo da eleição norte americana para presidente em 2016, vencida por Donald Trump, em que a empresa Cambridge Analytica foi acusada de usar dados do Facebook, coletados por um pesquisador externo para fins acadêmicos, para direcionar fake news e mudar votos de indecisos. Vocês podem saber mais pelo documentário que tem na Netflix chamado “Privacidade Hackeada”.

O assunto é complexo, dá uma boa tese de Doutorado, mas o que precisamos entender é que de fato o poder está nos dados, que são fornecidos pelas próprias pessoas às grandes companhias, como Google e Facebook. 

A inteligência artificial avançou tanto, que algoritmos conseguem pontuar todo o comportamento de cada indivíduo através do suas ações digitais. 

Fotos, postagens, curtidas, comentários, geolocalização, conversas e áudios no whatsapp e, até mesmo, conversas pessoais com o celular sobre a mesa sem uso. Isso mesmo, é inegável que sua conversa particular é monitorada pelas plataformas. Isso faz você entender o motivo de aparecer propagandas pra você de assuntos que você conversou pessoalmente com alguém. 

A Apple já confessou essa prática abusiva, através da Siri, já outras negam a utilização, mas na prática conseguimos perceber que não tem como não usarem.

Não existe mais privacidade e existem campanhas para que os dados sejam o novo direito fundamental das pessoas. Leis já começam a surgir, como a nossa lei geral de proteção dos dados, que começa a valer por completo em 2020, já balizando o que será tendência no futuro.

Como eu posso usar os dados no meu negócio?

O Marketing Digital é segmentação pura. É por isso que ele cresceu tanto e é o presente e futuro da publicidade. Não que a mídia off tenha morrido, até porque tudo hoje é interligado e o consumidor é ALL-LINE (Online + Offline). Ele pode está presencialmente em uma loja vendo um produto, analisa o preço, puxa o celular e pesquisa outras opções disponíveis e decide se compra ali ou não, se compra mais barato de um e-commerce e aguarda uns dias ou paga mais caro ali mesmo para já levar o produto, e vice-versa.

Assim, os Ads patrocinados das redes sociais e do Google devem ser utilizados pelo seu negócio, sempre sabendo segmentar sua campanha. Além disso, é preciso que você conheça seu cliente (Persona), pegando dados dele sempre que possível, como a idade, renda, gostos, escolaridade, etc. Isso sempre após a venda, não antes. Formulários de pesquisas com incentivos para responder são sempre bem aceitos e por mais que nem todos respondam, alguma parte da sua base já te dá noção do público que você deve se comunicar para vender mais.

Construa sempre listas próprias e não seja dependente das redes sociais. A imensa maioria das empresas pecam muito nisso e apenas usam as redes sociais para transmitir suas informações para seguidores, que grande parte nem clientes são ou nem recebem a postagem. 

Fora que toda rede social está destinada a acabar ou torna-se sem uso, basta ver o que aconteceu com o Orkut, MSN, ICQ e, já está acontecendo, com o Facebook.

Você vai mesmo esperar isso ocorrer com o Instagram pra começar a fazer sua lista? O básico que você deve ter dos seus clientes é o Nome, E-mail e Telefone e, de alguma forma, comunicar-se com ele sem intermediários. 

É impressionante como as empresas não costumam trabalhar e-mail marketing e perdem uma boa oportunidade de relacionamento e canal de vendas direto, sem intermediários (como as redes sociais), que derrubam o seu alcance orgânico (gratuito), fazendo com que você tenha sempre que gastar patrocinando suas postagens para atingir seus próprios seguidores e clientes.

Contudo, não é para encher de propaganda o seu cliente, mas sim enviar conteúdos ricos em cima das suas necessidades e dores. Você consegue descobrir isso perguntando para ele e captando os dados diretamente e os mantendo em SUA base de dados. Afinal, todo negócio precisa de relacionamento e venda recorrente, negócio nenhum chegará a lugar algum vendendo apenas 1 vez para todo cliente. O segredo está na venda recorrente e na fidelização. Mas esse tema é para outro artigo.

Por hoje é isto, espero ter ajudado.

Danilo Araújo – 84 99985-4224 (WhatsApp)

CEO PHD Virtual – Agência de Marketing Digital

Danilo Marketing Digital
Danilo Marketing Digital
Danilo Araujo Xavier - 37 Anos - Brasil; Formado em Administração de Empresas (UFRN) e especialista em Marketing Digital com certificação internacional; Desde 1997 ajuda empresas e pessoas a terem mais presença digital; CEO da PHD Virtual - Marketing Digital desde 2005; Consultor de Marketing Digital; Autor de artigos e vídeos sobre Marketing Digital nas redes sociais e em seu blog phdvirtual.com.br/blog; Já participou da criação e performance de mais de 1.400 sites e projetos online, tendo vasta experiência em SEO, tráfego pago (Google Ads, Face e Insta Ads), Inbound Marketing, Automação em RD Station e Zenvia. Dados para contato: Celular - +55 (11) 96302-6123 (WhatsApp) E-mail - [email protected] https://www.linkedin.com/in/daniloaraujo-marketing-digital/ https://www.instagram.com/daniloaraujophd