QR Code - Como Gerar Online e Aplicações Práticas - PHD Virtual

QR Code – Como Gerar Online e Aplicações Práticas

qr code

qr code

O uso de QR Code vem ganhando muito espaço ultimamente. Apesar de não ser algo novo, ganhou atenção nos últimos meses após as Lives de artistas renomados usarem em suas transmissões do YouTube. Com a maior necessidade de digitalização dos processos diante da Pandemia da COVID-19, os negócios correram para seu uso. Vamos ver Como Gerar QR Code Online e algumas aplicações práticas.

Índice

1. O que é QR Code?

2. Leitor de QR Code ou QR Code Reader
2.1 Como Ler QR Code

3. Como Gerar QR Code Online

4. O QR Code é Grátis?

5. Aplicações com QR Code – Como Usar
5.1 Anúncios de Mídia OFF com visual, como Televisão, Jornais e Revistas Impressas, Outdoor e Lives
5.2 Falar no WhatsApp
5.3 Acessar Cardápio Digital
5.4 Acesso à Aplicativos para Baixar, Sites, Páginas de Cadastros ou Landing Page

O que é QR Code?

QR Code é uma imagem gerada como uma espécie de “Código de Barras” no formato quadrado e bidimensional, que tem a capacidade de apontar para um destino online após a câmera dos smartphones o lerem. Basta uma simples apontada com a câmera do celular ligada para o QR Code, que aparecerá na tela o alerta do destino, que ao clicá-lo abrirá a página.

O termo QR significa “Quick Response” (Resposta rápida) e objetiva obter uma leitura rápida da ação que ele deverá fazer.

QR Code - Exemplo
QR Code de um Cliente. Ao Mirar a Câmera do Seu Celular, aparecerá alerta do destino, que ao clicar abrirá o cardápio do Bar.

Leitor de QR Code ou QR Code Reader

Como Ler QR Code

Antigamente era necessário ter algum aplicativo para ler o QR Code (QR Code Reader). Contudo, hoje em dia os smartphones em geral já conseguem ler utilizando apenas a câmera do celular. Isto pelo fato que os sistemas operacionais dos celulares já interpretam essa leitura sem precisar usar um aplicativo em específico.

Então, quando você ouvir “Use o seu leitor de QR Code”, basta ligar a câmera do seu smartphone, apontar para o código e a câmera ao reconhecer o QR já emitirá o alerta do destino para você clicar.

Leitor QR Code
Veja o exemplo prático – Fazendo esse artigo de blog, liguei a câmera do meu celular, apontei, ele reconheceu – ver as bordas amarelas – e apareceu alerta do destino no topo. Quando clico lá em cima, já abre o cardápio do bar.
Cardápio que abriu via QR Code
Cardápio que abriu via QR Code

Como Gerar QR Code Online

Para gerar o QR Code Online, você precisa acessar um site que trabalhe com esse serviço. O QR Code Generator, como é conhecido, irá fornecer para você a imagem do QR Code que levará ao destino que você desejar.

Utilizamos o site QR Code Generator para gerar QR Code Online para nossos clientes, pois é o mais organizado e com melhor serviço que achamos.

QR Code Generator - Gerar QR Code Online
Site https://br.qr-code-generator.com para Gerar QR Code

Então, para criar o seu QR Code, basta acessar o site https://br.qr-code-generator.com, clicar em cadastrar-se, preencher os campos, confirmar seu e-mail com o link que chegará nele e aparecerá a tela abaixo.

Criando o QR Code
Criando o QR Code

Você irá clicar em + Create QR Code e na sequência irá escolher que tipo de destino você deseja, se um site ou abrir um pdf, abrir um perfil de rede social, etc. Veja que na mesma página, você já olha os seus QR Codes gerados e suas estatísticas.

Escolhendo o Destino do QR Code
Escolhendo o Destino do QR Code

Normalmente, é utilizado para abrir algum arquivo PDF, como o caso dos cardápios dos bares, para acessar um site com um link específico ou uma landing page, mas você pode optar por abrir um vídeo, páginas de redes sociais, páginas de avaliações, etc.

Após escolher o destino, você irá clicar em Next para terminar a configuração do seu QR Code.

Irá aparecer as telas abaixo, para você inserir o destino e o nome do seu QR Code, basta preencher e clicar em Next. Depois, irá aparecer a tela de customização do QR Code. Eu prefiro colocar Sem Frame e fazer o Upload da logomarca da empresa em “Upload”.

Configurando o Destino do QR Code
Configurando o Destino do QR Code
Customizando o QR Code
Customizando o QR Code

Após fazer esses ajustes, basta clicar em Download e pronto, estará criado o seu QR Code e pronto para uso.

O QR Code é Grátis?

Existem opções de QR Code Grátis, como no site https://www.qrcodefacil.com – QR Code Generator Free. Contudo, eles são estáticos e não podem ser alterados, diferentemente dos QR Codes Dinâmicos. Alguns recursos também são limitados, como ausência de um painel próprio, estatísticas e um servidor para você hospedar arquivos que abrem rápido.

Pelo https://br.qr-code-generator.com, o QR Code é Gratuito por 15 dias, você pode customizar, ter acesso às estatísticas e alterar o destino de um mesmo QR Code. Após esse período, há opções de assinaturas a partir de 5 Euros por mês, para plano anual. Caso você precise do QR Code apenas para uma ação isolada, o período gratuito irá bastar.

Alguns planos permitem uso de vários QR Codes Dinâmicos e Simultâneos para você usar em campanhas mais robustas. Você também conta com o servidor da Amazon para hospedar arquivos para rápido carregamento.

Aplicações com QR Code – Como Usar

Como mencionado no início do artigo, você pode usar o QR Code para vários destinos. Ele é muito usado para integrar os momentos OFFLINE e ONLINE em uma mesma ação. Vamos listar abaixo algumas aplicações.

Anúncios de Mídia OFF com visual, como Televisão, Jornais e Revistas Impressas, Outdoor e Lives

Uma forma de medir o retorno de ações na mídia OFFLINE com visual, é disponibilizar um QR Code no anúncio da tela ou impressão, para que os interessados escaneiem para ter acesso ao conteúdo, cadastro ou compra do destino. Assim, você vai saber as estatísticas dos acessos, vendas e cadastros que ele gerou.

Sem dúvida, foi um avanço para medir taxas de retornos do Marketing Tradicional, que sempre foi muito difícil de conseguir um retorno real do investimento.

Falar no WhatsApp

O uso do WhatsApp comercialmente cresceu muito e os usuários têm preguiça de adicionar o número manualmente, para então abrir a conversa. Então, nos dados de contato do conteúdo, colocar um QR Code para abrir uma conversa no WhatsApp é uma ótima maneira de tirar essa objeção do usuário ao querer entrar em contato pelo WhatsApp.

Para isso, você tem que criar um link que abre a conversa automaticamente ao ser acessado, muito usado nas redes sociais em perfis do instagram, por exemplo. Esse site é um ótimo gerador de link para WhatsApp, acesse e gere facilmente o link que você irá configurar o seu QR Code para dar acesso direto ao WhatsApp.

Faço apenas uma ressalva para ter cuidados com o atendimento via WhatsApp, para o tiro não sair pela culatra, que é entender que o cliente quer um atendimento rápido e eficiente. Veja esse nosso artigo sobre ter alguns cuidados com isso clicando aqui.

Acessar Cardápio Digital

Com a Pandemia da COVID-19, evitar pegar em cardápios físicos é uma das formas de prevenção. Então, restaurantes e bares disponibilizam seus cardápios digitais via uso de QR Code, pois o cliente rapidamente terá acesso ao menu sem precisar digitar ou pegar em nada, utilizando seu próprio aparelho celular.

Uma dica importante é usar o cardápio em PDF como destino já abrindo-o rapidamente. Não destine para uma página para que lá ele tenha que ainda fazer outro clique. Veja o exemplo que demos no começo do artigo de um que fizemos.

Acesso à Aplicativos para Baixar, Sites, Páginas de Cadastros ou Landing Page

Se você deseja que o cliente faça alguma ação, como baixar um aplicativo, acessarem sites, páginas de cadastros ou landing page, o uso do QR Code é muito bom, facilitando o acesso de links normalmente grandes (apesar de existir encurtadores de links). Logo, essa prática tem ajudado muitos usuários a acessarem links para essas ações.

Recentemente, um cliente nosso nos pediu orientação pois iria ministrar uma aula e no final dela iria apresentar no slide o link para cadastro para receber uns materiais gratuitos em PDF.

Então, sugerimos ser via QR Code e foi um sucesso, com adesão de 90% da turma no cadastro para receber o material na hora da aula mesmo, na lata! Não tiveram que digitar nada, só fazer a experiência prática de apontar a câmera do celular pro slide e ter acesso à landing page de cadastro para preencher os dados e receber por e-mail o material, com uso de automação via RD Station.

Bem, por hoje é isto e espero ter ajudado em Como Gerar QR Code Online e algumas de suas aplicações práticas.

Danilo Araújo – (11) 96302-6123 (WhatsApp)

CEO PHD Virtual – Agência de Marketing Digital

Danilo Marketing Digital
Danilo Marketing Digital
Danilo Araujo Xavier - 37 Anos - Brasil; Formado em Administração de Empresas (UFRN) e especialista em Marketing Digital com certificação internacional; Desde 1997 ajuda empresas e pessoas a terem mais presença digital; CEO da PHD Virtual - Marketing Digital desde 2005; Consultor de Marketing Digital; Autor de artigos e vídeos sobre Marketing Digital nas redes sociais e em seu blog phdvirtual.com.br/blog; Já participou da criação e performance de mais de 1.400 sites e projetos online, tendo vasta experiência em SEO, tráfego pago (Google Ads, Face e Insta Ads), Inbound Marketing, Automação em RD Station e Zenvia. Dados para contato: Celular - +55 (11) 96302-6123 (WhatsApp) E-mail - [email protected] https://www.linkedin.com/in/daniloaraujo-marketing-digital/ https://www.instagram.com/daniloaraujophd